Tempo
|
A+ / A-

Ex-ator de Riverdale condenado a prisão perpétua pelo homicídio da mãe

23 set, 2022 - 09:17 • Marta Pedreira Mixão com Agências

Ryan Grantham conspirou para matar o presidente do Canadá e ainda pensou em realizar um tiroteio na Lions Gate ou na Universidade Simon Frases.

A+ / A-

Ryan Grantham, o ex-ator de Riverdale, foi condenado pelo Tribunal Supremo de Vancouver a prisão perpétua pelo homicídio em segundo grau da mãe, Barbara Waite. A pena aplicada visa ainda que Grantham não terá possibilidade de sair em liberdade condicional nos primeiros 14 anos.

O jovem, agora com 24 anos, declarou-se culpado depois de ter disparado contra a mãe, na nuca, enquanto tocava piano em casa, em Squamish, a norte de Vancouver. Segundo as autoridades, um vídeo filmado com uma GoPro, pouco tempo depois do homicídio, foi exibido em tribunal. No vídeo, Graham confessa o homicídio e mostra o corpo da mãe.

Segundo a publicação CBC, ao proferir a sentença, a juíza Kathleen Ker considerou o caso "trágico e desolador" e disse que as declarações das vítimas, especialmente da irmã, revelavam os efeitos "destruidores" do crime. Ker relatou ainda vários detalhes perturbadores revelados durante a audiência de sentença de Grantham, em junho passado.

Grantham tinha também planeado matar o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau. No dia seguinte após assassinato da mãe, colocou três armas, munições, material de acampamento e um mapa num carro, e seguiu viagem com intenção de viajar até à residência do primeiro-ministro do Canadá, em Rideau Cottage.

O jovem ainda conduziu cerca de 200 quilómetros, até Hope, mas acabou por desistir do plano. Segundo contou às autoridades, ainda pensou em realizar um tiroteio na Lions Gate ou na Universidade Simon Frases, na qual estaria inscrito, mas acabou por se dirigir à esquadra da polícia para confessar o crime.

A juíza Ker descreveu como uma "graça salvadora" o facto de Grantham ainda ter apego suficiente à realidade e à compreensão psicológica para optar por não levar a cabo o tiroteio na Lions Gate ou na Universidade. Ker resumiu ainda como o ex-ator estaria numa espiral descendente nos meses que antecederam o crime, passando cada vez mais tempo a ver vídeos violentos na dark web, ficando cada vez mais isolado e consumido por impulsos suicidas e homicidas.

Ryan Grantham iniciou a carreira de ator aos nove anos. Participou nas séries “Riverdale” e “Supernatural”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+