Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal é o 4.º país da UE que mais comida desperdiça por pessoa

25 out, 2022 - 16:30 • Diogo Camilo

Em 2020, cada português desperdiçou, em média, 184 quilos de comida - quase 60 quilos acima da média europeia. Portugal desperdiça menos na agricultura ou pesca e na produção de alimentos, mas desperdiça quase o dobro dentro de casa.

A+ / A-

Cada português desperdiçou, em média, 184 quilos de comida no ano de 2020, o primeiro da pandemia da Covid-19. O número fica acima da média europeia, de 127 quilos por habitante na UE, para um total de mais de 1,2 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados pelas famílias.

Segundo números do INE e do Eurostat, cada família em Portugal desperdiçou, em 2020, cerca de 124 quilos de comida, por habitante.

Os restaurantes desperdiçaram 23 quilos por habitante e a agricultura e pesca a registar desperdícios de 10 quilos de comida por pessoa.

Ao todo, 237 mil toneladas foram desperdiçadas no setor da restauração, além de 214 mil toneladas em comércio de distribuição e mais de 101 mil toneladas em produção primária e cerca de 61 mil toneladas na indústria alimentar.

Em comparação com a média europeia, os portugueses desperdiçam menos comida na agricultura, pesca ou na produção de alimentos, mas desperdiçam muito mais entre famílias, nos restaurantes e na distribuição.

Em setembro, face aos números, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, disse ser “pior do que se suspeitava”.

“Compramos demasiado, compramos mal, deixamos estragar. Não é admissível que um terço do que é produzido acabe no lixo”, declarou Isabel Jonet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+