Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão. Jovem de 21 anos morto por rasgar cartaz com imagem de Ali Khamenei

25 out, 2022 - 10:27 • Redação

Protestos contra o governo de Teerão têm-se intensificado desde a morte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que foi detida pela polícia moral por alegadamente estar a usar "indevidamente" o seu hijab.

A+ / A-

As forças de segurança iranianas terão matado a tiro um jovem de 21 anos durante os protestos na cidade de Amol, a 21 de setembro. A acusação é feita pela família.

Erfan Rezaei foi filmado a rasgar um cartaz com uma imagem do líder supremo, Ali Khamenei, pouco antes de ser baleado no ombro e nas costas, pode ler-se num artigo da BBC.

Os pais foram informados que estaria no hospital, mas não o conseguiram localizar. Após algumas horas, a mãe encontrou as suas roupas cheias de sangue.

Erfan morreu em resultado de lesões graves nos rins e baço causadas pelo ferimento de uma bala nas costas. A bala foi disparada por uma pistola a uma distância de cinco metros.

As autoridades entregaram o corpo à família após dois dias, com a condição de que realizassem um funeral tranquilo. Aparentemente, a família só teve autorização para fazer o funeral porque o pai de Erfan era um veterano da guerra Irão-Iraque que ainda sofre os efeitos da exposição a armas químicas e de stress pós-traumático.

Os protestos contra o governo de Teerão têm-se intensificado desde amorte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que foi detida pela polícia moral por alegadamente estar a usar "indevidamente" o seu hijab, ou lenço da cabeça.

A polícia também espancou até à morte Asra Panahi, de 15 anos. Foi uma de várias alunas espancadas por se terem recusado a cantar um hino em homenagem ao aiatola Ali Khamenei.

A Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos do Irão (HRANA) estima que 248 manifestantes, incluindo 33 crianças, foram mortos pelas forças de segurança desde então.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+