Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hidrogénio verde

​Corredor de energia verde estará pronto dentro de cinco a sete anos, diz Espanha

21 out, 2022 - 12:38 • Lusa

Segundo a ministra Teresa Ribera, a intenção é candidatar a ligação submarina para transporte de gás e hidrogénio verde a "infraestrutura de interesse comunitário" e que haja um financiamento europeu que pague a maior parte do projeto.

A+ / A-

O gasoduto entre Barcelona e Marselha, para transporte de energia entre a Península Ibérica e França, poderá levar cinco a sete anos a estar concluído e o objetivo é ser financiado por fundos europeus, disse esta sexta-feira o Governo espanhol.

Segundo a ministra espanhola com a pasta da Energia, Teresa Ribera, a intenção é sublinhar o caráter europeu e o "interesse comum" e candidatar a ligação submarina para transporte de gás e hidrogénio a "infraestrutura de interesse comunitário e que haja um financiamento europeu que pague a maior parte do projeto.

O projeto, acordado e anunciado na quinta-feira por Portugal, Espanha e França, tem "vocação europeísta e solidária" porque permitirá diversificar as fontes de energia e de abastecimento na União Europeia e, além disso, será sustentável a longo prazo, afirmou Teresa Ribera, numa entrevista esta sexta-feira à Catalunya Radio.

Os prazos para o desenvolvimento e conclusão da ligação energética entre Barcelona e Marselha, batizada BarMar, ainda não foram definidos, mas a ministra espanhola estimou hoje que pode levar "cinco, seis ou sete anos" a concluir, dependendo do início da construção, que não poderá ser imediato, por serem necessários vários procedimentos prévios, como avaliações de impacto ambiental ou a definição de custos e do financiamento.

Numa outra entrevista, também hoje, à televisão espanhola Antena 3, a ministra Teresa Ribera justificou a opção pelo BarMar, em substituição do gasoduto pelos Pirenéus (projeto conhecido por MidCat), que Espanha e Portugal defendiam, com a conclusão, por parte do Governo espanhol, "de que o melhor e mais rápido era não prescindir de França" e que o hidrogénio que se produza na Península Ibérica "chegue ao esqueleto" de ligações energéticas europeias.

O acordo entre Portugal, Espanha e França foi alcançado na quinta-feira, em Bruxelas, durante uma reunião dos líderes dos governos dos três países.

António Costa, Pedro Sánchez e Emmanuel Macron decidiram avançar com um "Corredor de Energia Verde", por mar, entre Barcelona e Marselha (BarMar) em detrimento de uma travessia pelos Pirenéus (MidCat).

O calendário, as fontes de financiamento e os custos relativos à execução do corredor verde BarMar serão debatidos num novo encontro a três em dezembro, em Alicante, Espanha.

De acordo com o texto acordado, a que a Lusa teve acesso, os ministros da Energia dos três países -- que também estiveram presentes na reunião -- irão começar imediatamente o trabalho preparatório para avançar com o BarMar e também sobre o reforço das interligações elétricas entre Espanha e França, "em ligação estreita com a Comissão Europeia".

Os dois primeiros-ministros ibéricos e o Presidente francês acordaram ainda na necessidade de "concluir as futuras interligações de gás renovável entre Portugal e Espanha, nomeadamente a ligação de Celorico da Beira e Zamora (CelZa)".

As infraestruturas que serão criadas para a distribuição de hidrogénio "deverão ser tecnicamente adaptadas para transportar outros gases renováveis, bem como uma proporção limitada de gás natural como fonte temporária e transitória de energia".

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que o acordo permite "ultrapassar um bloqueio histórico" relativamente às interconexões ibéricas para gás e eletricidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+