Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Drones de fabrico iraniano usados pela Rússia foram abatidos

20 out, 2022 - 20:55 • Lusa

O estado-maior general ucraniano acusou as tropas russas de violarem as normas do direito humanitário e as leis e costumes da guerra ao atacarem continuamente infraestruturas críticas e lares civis, relata a Ukrinform.

A+ / A-

Quinze drones de fabrico iraniano utilizados pelos russos na guerra da Ucrânia foram abatidos, informou o estado-maior ucraniano esta quinta-feira.

Segundo os militares ucranianos, o exército russo utilizou um total de 20 veículos aéreos não tripulados (UAV) e lançou vários ataques com mísseis contra cerca de 20 localidades, sobretudo na região de Donetsk.

Donetsk, Kherson, Lugansk e Zaporiyia foram anexadas pela Rússia na sequência de referendos não reconhecidos pela comunidade internacional. No entanto, os combates não cessaram nestes locais, onde as tropas ucranianas afirmam estar a avançar.

O estado-maior general ucraniano acusou as tropas russas de violarem as normas do direito humanitário e as leis e costumes da guerra ao atacarem continuamente infraestruturas críticas e lares civis, relata a Ukrinform.

Militares iranianos estão a ajudar Rússia a lançar drones

Os Estados Unidos asseguraram esta quinta-feira que militares iranianos estão no terreno na Crimeia e fornecendo assistência técnica às tropas russas para lançarem 'drones' de fabrico iraniano contra a Ucrânia, segundo referiu um dos porta-vozes da Casa Branca, John Kirby.

As acusações de Washington juntam-se às denúncias da NATO sobre o fornecimento de 'drones' iranianos à Rússia, que os utiliza na Ucrânia, e às sanções que a União Europeia (UE) impôs a três pessoas e a uma empresa iranianas responsáveis pelos 'drones'.

"A informação que possuímos é que eles [os militares iranianos] estão a entrar e a fornecer apoio técnico para o uso desses 'drones'", indicou Kirby em conferência de imprensa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+