Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

"Se a Ucrânia cai, a guerra será muito mais terrível", diz investigadora portuguesa

18 out, 2022 - 19:19 • Teresa Paula Costa

Mónica Dias, vice-diretora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, diz, em entrevista à Renascença, que ainda não estão criadas as condições para um cessar das armas e elogia o papel das instituições internacionais e do Papa Francisco.

A+ / A-

Mónica Dias, vice-diretora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, disse nesta terça-feira que "se a Ucrânia cair, a guerra será muito mais terrível".

Em entrevista exclusiva à Renascença, à margem do 34.º encontro da Pastoral Social, a antiga assessora da Comissão de Educação, Ciência e Cultura na Assembleia da República elogiou o papel das instituições internacionais e do Papa Francisco e incentivou os cidadãos portugueses a ajudarem "o lado da História onde se defende os princípios da verdadeira paz".

Que perspetiva tem de um final da guerra na Ucrânia? É um horizonte ainda muito longínquo?

Parece-me que sim. A situação é muito, muito difícil porque há, de ambos os lados, perspetivas muito diferentes. Em primeiro lugar, não esquecer que isto é uma guerra de invasão, de agressão. Obviamente que a narrativa neste momento de Vladimir Putin não é essa. Ele tem um desejo de fazer deste território (Ucrânia) tábua rasa e integrá-lo na Rússia. E é aí que começa a impossibilidade de se conseguir, no curto prazo, uma paz. Porque esta seria uma paz imposta e que, aliás, levaria a que, daqui a talvez dois ou três anos, houvesse depois outra tentativa de mais apropriação de terreno ucraniano.

Portanto, não há aqui base de confiança nenhuma, não há base legal, não há base de direito internacional e não há base política. Do lado da Ucrânia, neste momento, os ucranianos (e não só o governo, mas a população também) têm quatro revindicações.

A primeira condição sine qua non é a reposição do território da Ucrânia, incluindo a Crimeia. Em segundo lugar, reparações para os danos de guerra. As cidades ucranianas ficaram destruídas. É preciso um plano geral para a reconstrução e será muito caro.

"Temos de saber qual é o lado da História onde se defende os princípios da verdadeira paz"

Em terceiro lugar, tem que haver uma justiça. Falam os ucranianos num tribunal ad hoc para julgar os crimes de guerra cometidos. E em quarto lugar, é uma mudança de regime na Rússia. Isto, obviamente, é o mais difícil, porque Putin não acredita na nação ucraniana e, portanto, a Rússia perdeu toda a base de confiança que existia, já não é um parceiro económico fiável e, portanto, neste momento, não é possível ainda começar uma ronda sustentável de negociações.

O Ocidente tem de estar unido e as famílias no Ocidente têm de ser capazes de fazer sacrifícios e ser solidárias com a Ucrânia, porque, se a Ucrânia cai, a guerra vai continuar e de forma muito mais terrível.

Ainda é real o perigo de uma verdadeira guerra mundial?

Sim. Temos de ser muito, muito prudentes. Temos de estar unidos, temos de saber qual é o lado da História onde se defende os princípios da verdadeira paz.

Com esta guerra na Ucrânia, vamos ter de poupar energia, temos de poupar água, alimentos. E ajudar muitas destas organizações. Ajudar refugiados que vivem em Portugal.

Pode ser com roupa, pode ser com medicamentos, a dar aulas de português, a dar aulas de inglês a jovens refugiados a viver em Portugal.

Já aqui falou de algumas organizações internacionais. Refiro-me agora, em concreto, por exemplo, à União Europeia e à própria ONU. Parece-lhe que têm feito tudo aquilo que está ao seu alcance para travar a guerra?

Eu acho que estão, de facto, a fazer tudo o que, neste momento, é possível, porque as organizações internacionais são organizações intergovernamentais, não são organizações supranacionais, portanto, só podem fazer aquilo que os estados permitem fazer.

Gostaria de chamar atenção também para o papel incrível que o Papa Francisco tem tido. O que realmente interessa é o trabalho que, todos os dias, é feito no terreno.

É assim que se conquista a paz.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 nov, 2022 Lisboa 20:17
    Forneçam à Ucrânia as armas modernas que eles precisam em quantidade e qualidade, que eles poem os russos fora da Ucrânia em menos de 6 meses. Aí haverá senão Paz, um cessar-fogo. E para o caso do Putin estar com ideias de daqui a 3 anos vir "brincar" outra vez, é estabelecer um tratado pré-NATO de Defesa Mútua, entre EUA, Inglaterra, Polónia e Ucrânia, em que um ataque a um destes Países significaria a Guerra com eles todos. Putin metia a viola no saco e iria chatear outros ...
  • Joaquim Correto
    18 out, 2022 Paços 23:25
    Continuai a mentir-nos...

Destaques V+