Tempo
|
A+ / A-

Governo quer levantamento dos prejuízos de portugueses afetados pelo mau tempo na Venezuela

19 out, 2022 - 09:04 • Lusa

As chuvas registadas nas últimas três semanas causaram aluimentos de terra e inundações em metade do país, onde milhares de pessoas perderam parcial ou totalmente as casas.

A+ / A-

O Governo português quer um levantamento exaustivo dos prejuízos de portugueses que foram afetados pelo mau tempo em Tejerías (70 quilómetros a oeste de Caracas), onde três portugueses morreram e um outro está desaparecido.

"O que importa agora, mais do que tudo, é fazermos um levantamento, de certa forma exaustivo, daquilo que foram os prejuízos e de que quantidades, ou de quais são as verbas financeiras necessárias para ajudar estas pessoas que de uma hora para outra viram a sua vida levada pelas águas", disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SEC).

Paulo Cafôfo falava à Lusa na terça-feira, pouco antes de finalizar uma visita de oito dias à Venezuela, onde, além de Tejerías, contatou com portugueses em Caracas, Maracay, Barquisimeto e Turumo.

Segundo o SEC, o Governo português está "a fazer aquilo que é prioritário", tendo, "desde a primeira hora, os funcionários dos serviços consulares e da Embaixada no terreno em contacto direto com as pessoas" afetadas.

"Eu próprio e o senhor embaixador (João Pedro Fins do Lago), estivemos a visitar e conhecer Las Tejerías, a conhecer especialmente os danos e os prejuízos causados", frisou.

Paulo Cafôfo explicou que foram feitos contatos "tanto com o Governo da Venezuela como com elementos da comunidade portuguesa. Falo de conselheiros da comunidade, câmaras de comércio e dirigentes associativos com quem estivemos reunidos e há uma grande vontade, tanto do governo da Venezuela como deste movimento associativo de poder ajudar".

"A essa vontade, há a obrigação do Governo português e, obviamente, logo que chegue a Lisboa as minhas diligências vão ser precisamente de fazer com que haja mecanismos que possam ajudar estas pessoas", disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Paulo Cafôfo sublinhou ainda que "mas há um trabalho de base, esse trabalho está a ser feito, que é o de inventariar e quantificar".

As chuvas registadas nas últimas três semanas na Venezuela causaram aluimentos de terra e inundações em metade do país, onde milhares de pessoas perderam parcial ou totalmente as casas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+