Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FRANÇA

Violência e vandalismo marcam greve geral em Paris

18 out, 2022 - 16:34 • Pedro Valente Lima , Hugo Monteiro

França regista mais de 200 manifestações de trabalhadores das refinarias, dos transportes e da educação, exigindo melhores salários. Na capital, as autoridades confirmam a detenção de seis pessoas até ao momento.

A+ / A-

Os protestos de milhares de trabalhadores dos transportes, das refinarias e da educação na capital francesa, que reclamam contra os baixos salários e a inflação, estão a ser marcados por vários episódios de confrontos com a polícia.

A greve reivindica, sobretudo, aumentos salariais. Além da violência registada, também já se verificaram atos de vandalismo, pelo que as autoridades parisienses já confirmaram a detenção de seis pessoas e haverá registo de um ferido até ao momento.

A polícia de Paris também já identificou a presença de um 'black bloc' de cerca de 200 pessoas na cidade, assim como 60 elementos de movimentos de extrema-esquerda.

Em declarações à Renascença, Hermano Sanches Ruivo, antigo vereador na Câmara de Paris, frisa que o protesto é "uma réplica do que acontece sistematicamente quando há uma manifestação à volta dessas temáticas".

"Sabemos que dentro dessas manifestações há pessoas que vêm só para desacatos", salienta.

Para Sanches Ruivo, o principal receio do governo francês é que este movimento se alastre a outros setores e classes profissionais.

Ainda assim, o antigo vereador não pretende desvalorizar as motivações da mobilização verificada, face a uma "situação em que as pessoas mostra, realmente, fadiga com o que está a acontecer" na economia do país.

A manifestação, de cariz nacional, estende-se a outras das principais cidades francesas, como Marselha, Rennes, Toulon ou Estrasburgo. No total, a Confederação Geral do Trabalho francesa (CGT) confirma mais de 200 protestos por todo o país.

Manifestações já colhem alguns frutos

Esta terça-feira, o ministério da Educação francês contabiliza trinta escolas fechadas, não só em apoio à greve intersindical, mas também em protesto contra a reforma das escolas profissionais e da Parcoursup, plataforma digital do Ensino Superior de França.

No total, o mesmo ministério confirma que quase 6% dos profissionais da área de Educação se encontram em greve. Os números ganham relevância nas escolas profissionais, onde a percentagem de grevistas ascende aos 23%.

Os protestos dos trabalhadores do setor energético já duram há três semanas e, entretanto, terão surtido efeito. Esta manhã, a CGT reuniu-se com a TotalEnergies sobre eventuais atualizações salariais nas refinarias. A petrolífera propõe um aumento de 7%, mas o sindicato exige um mínimo de 10%.

Esta paralisação nas refinarias já se fez sentir nas últimas semanas, num momento em que 30% dos postos de combustível franceses não conseguem responder às necessidades dos consumidores.

Ainda no setor das energias, a Rede de Transporte de Eletricidade de França (RTE) teme que “o prolongamento da mobilização” dos trabalhadores das centrais nucleares possa ter “consequências pesadas” no fornecimento de eletricidade durante o inverno.

Entretanto, a gestora já elevou o risco de segurança da aprovisionamento de eletricidade para “moderado”.

No capítulo dos transportes, a greve da ferrovia francesa paralisou metros e comboios em Paris e noutras cidades do país esta terça-feira. No entanto, a Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro Francesa (SCNF) já comunicou um esperado regresso à normalidade esta quarta-feira.

Já durante esta tarde, o ministro da Função Pública, Stanislas Guerini, mostrou abertura para a negociação dos salários na administração pública francesa a partir de 2023. “Foi essa a exigência das organizações sindicais”, aponta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+