Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia na NATO? "A prioridade é enviar apoio militar", insiste Jens Stoltenberg

18 out, 2022 - 20:57 • Lusa

Secretário-geral da Aliança Atlântica garante que as portas da organização continuam abertas e, um dia, a Ucrânia será membro da aliança. Mas a curto prazo, a prioridade é dar apoio para que o país possa fazer mais avanços no campo de batalha.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO voltou a dizer esta terça-feira que a Ucrânia tem as portas da organização militar abertas, mas sublinhou que agora os aliados estão concentrados em manter o fornecimento de armas ao país para ganhar a guerra à Rússia.

"As portas da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte) continuam abertas e, um dia, a Ucrânia será membro da aliança. Mas a curto prazo, a prioridade é dar apoio à Ucrânia para lhe permitir fazer mais avanços no campo de batalha e assegurar que acaba a guerra de uma forma que lhe garanta que continuará a ser um país soberano", declarou Jens Stoltenberg, numa entrevista no fórum de Berlim organizado pela Fundação Körber.

"Essa é a condição prévia para qualquer debate sobre a sua adesão", acrescentou o líder político da NATO (bloco de defesa ocidental), quando, questionado sobre a situação da adesão da Finlândia e da Suécia, apontou as diferenças existentes em relação a Kiev.

Helsínquia e Estocolmo já eram parceiros próximos da Aliança Atlântica e participavam em missões e diálogo político com os restantes aliados, indicou, ao passo que, no caso da Ucrânia, o país está no meio de uma guerra, e "a prioridade é enviar apoio militar".

Stoltenberg insistiu ainda que o apoio militar da NATO à Ucrânia não tem precedentes e está a ser fundamental para o avanço da contraofensiva ucraniana no terreno.

"Sem a ajuda dos aliados, [as forças ucranianas] não teriam conseguido fazer estes avanços e repelir as tropas russas", recordou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vai falando
    18 out, 2022 Continua a falar 20:25
    A Rússia não quer a Ucrânia na NATO - aliás, também não a quer na UE, mas a Ucrânia e o Ocidente estão-se borrifando para o que a Rússia quer - porque tenciona aplicar uma paz podre imposta e daqui a 3, 4 anos, avançar novamente para tentar o que agora não conseguiu: tomar toda a Ucrânia. E Putin sabe que se a Ucrânia for membro da NATO, será inatacável, pois isso era a III Guerra Mundial. E aí a Rússia fica a chuchar no dedo e o Ocidente ganha um poderoso País-Tampão que o separe da Rússia. Claro que a Rússia fala no nuclear, na escalada, na III guerra e mais todo o arsenal de ameaças disponíveis. O grande problema para Putin, é que de ameaçar tanto, já ninguém o leva a sério, principalmente depois de ver o espetáculo deplorável do Exército Russo a fugir de KharKiv a dar com os calcanhares no ...

Destaques V+