Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia não vê "qualquer sentido" em manter presença diplomática no ocidente, diz Sergei Lavrov

18 out, 2022 - 19:54 • Lusa

Ministro russo dos Negócios Estrangeiros acusa o Ocidente de obrigar os diplomatas do seu país a trabalhar "em condições que dificilmente podemos qualificar de humanas". "Criam-lhes constantemente problemas, emitem constantemente ameaças", acusa Lavrov.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia admitiu esta terça-feira que não vê "qualquer sentido" em manter a atual presença diplomática no ocidente, anunciando que Moscovo vai começar a concentrar-se na Ásia e em África.

"Não existe qualquer sentido nem qualquer desejo, naturalmente, de manter a mesma presença nos países ocidentais", declarou Lavrov durante um encontro com jovens diplomatas recrutados recentemente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Os diplomatas russos trabalham "em condições que dificilmente podemos qualificar de humanas, criam-lhes constantemente problemas, emitem constantemente ameaças", sublinhou Lavrov.

"Mas o mais importante é que aí não existe trabalho, após a Europa ter decidido fechar-se em relação a nós, de suspender toda a cooperação económica", prosseguiu.

"Que fazer? Não podemos obrigar os outros a amar-nos", acrescentou o chefe da diplomacia russa.

"Os países do terceiro mundo, na Ásia como em África, têm necessidade pelo contrário de uma atenção suplementar", assegurou, precisando que a Rússia possui numerosos projetos nessas regiões do mundo, em particular comerciais, "que exigem um acompanhamento diplomático".

"Nestas condições, vamos colocar o centro de gravidade nos países que estão dispostos a trabalhar em condições de igualdade e cooperar connosco numa base mutuamente vantajosa", concluiu Lavrov.

Numerosos países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Bulgária ou Portugal, expulsaram em massa diplomatas russos após o início da ofensiva russa na Ucrânia em 24 de fevereiro.

Em certos casos, estas expulsões foram acompanhadas de acusações de espionagem.

Moscovo prometeu responder a cada uma destas medidas, e dezenas de diplomatas ocidentais já foram expulsos da Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fazem cá uma falta
    18 out, 2022 Andor 20:31
    Queres saber uma coisa Lavrov? Cá no Ocidente também não vemos sentido em haver relações "diplomáticas" com um País que vive numa Realidade alternativa e justifica o injustificável, com umas conversas dignas dum internado no Júlio... Deixem cá o mínimo de pessoal para tratar de assuntos correntes e o resto mandem-nos para esse manicómio que é a Rússia de hoje.

Destaques V+