Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mecanismo ibérico do gás pode vir a ser alargado ao resto da UE

18 out, 2022 - 15:17 • Redação

Bruxelas também quer avançar para as compras conjuntas, que permitem baixar o preço.

A+ / A-

A Comissão Europeia admite alargar a todos os países da União Europeia o mecanismo ibérico que estabelece um preço máximo do gás.

É uma das propostas em cima da mesa para enfrentar a subida dos preços da energia, revelou em conferência de imprensa, a presidente da comissão europeia, Ursula von der Leyen.

A líder dos 27 admitiu que o exemplo de Portugal e Espanha pode ser um modelo a seguir.

"Um dos princípios é de como vamos estabelecer um limite ao impacto do preço do gás no preço da electricidade. Como sabem, este modelo foi introduzido em Espanha e Portugal, onde acabou por reduzir o preço da electricidade. Por isso acreditamos que merece ser considerado a nível europeu e estamos agora à procura de dados para encontrar resposta para uma ou duas questões que estão ainda em aberto. Mas, como disse, merece ser tido em conta e vamos ver como poderá ser operacional na União Europeia", disse a presidente da Comissão Europeia.

Bruxelas também quer avançar para as compras conjuntas, que permitem baixar o preço. A meta estabelecida é de comprar "pelo menos 15% das respetivas metas de enchimento de armazenamento de gás".

"As empresas seriam autorizadas a formar um consórcio europeu de compra de gás, em conformidade com as regras de concorrência da UE“, acrescentou Von der Leyen, sublinhando que "somos mais fortes quando agimos juntos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+