Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cerca de 300 migrantes chegaram a Lanzarote e Gran Canária em sete embarcações

18 out, 2022 - 22:58 • Lusa

Migrantes, todos de origem subsaariana, chegaram a Lanzarote em quatro pequenos barcos e um bote. À Gran Canária chegaram uma canoa e um barco a remos.

A+ / A-

Cerca de 300 migrantes, a bordo de sete embarcações, foram resgatados ou chegaram a terra esta terça-feira pela rota das Ilhas Canárias, em quatro pequenos barcos e um bote em Lanzarote e uma canoa e um barco a remos na Gran Canária.

Segundo as autoridades marítimas, o primeiro salvamento do dia foi feito pelo navio Salvamar Macondo, cerca de 15 quilómetros a sul de Arguineguín (Gran Canária), onde resgatou 53 pessoas de origem subsaariana, 48 homens, três mulheres e dois menores.

Pouco depois, um barco a norte de Lanzarote alertou para a presença de duas pequenas embarcações perto da costa da ilha.

O primeiro conseguiu chegar à doca de Órzola pelos próprios meios, com 46 pessoas de origem norte-africana a bordo, 45 homens e uma mulher, e o segundo foi resgatado pelo navio Guardamar Polimnia, a cerca de cinco quilómetros de Roque del Este, com mais 44 pessoas de origem norte-africana, 41 homens, uma mulher e dois menores.

O navio de resgate, mobilizado a partir de Fuerteventura, não regressou imediatamente a terra e foi enviado para 103 quilómetros a nordeste de Lanzarote, para prestar ajuda a um bote com 45 pessoas subsaarianas embarcadas, avistado por um navio mercante.

O Guardamar Polimnia foi ainda dar resposta a um pedido de ajuda, feito por telefone, para uma outra embarcação de pequeno porte, a norte de Lanzarote, que transportava 37 homens magrebinos.

Embora o porto de Arrecife estivesse mais próximo, o navio de resgate está a transferir as 126 pessoas dos três salvamentos para Puerto del Rosario, em Fuerteventura, porque as infraestruturas de acolhimento em Lanzarote estão próximas da capacidade máxima, devido ao elevado número de chegadas de migrantes nos últimos dias.

Enquanto decorria a última destas operações, outro barco chegou a terra na costa de Los Cocoteros, também em Lanzarote, com 30 homens, segundo o Consórcio de Emergência da ilha.

O navio Salvamar Macondo encontra-se a navegar de Arguineguín em auxílio de uma embarcação com cerca de 40 pessoas a bordo avistada por um navio mercante, o Sti Pontiac, a 185 quilómetros a sul da Gran Canária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+