Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio em centro de detenção de presos políticos no Irão faz pelo menos quatro mortos

17 out, 2022 - 09:58 • Joana Azevedo Viana

Alguns jornalistas nas redes sociais acusam as autoridades iranianas de terem "pegado fogo à prisão intencionalmente".

A+ / A-

Quatro presos morreram e pelo menos 61 sofreram ferimentos na sequência de um enorme incêndio a atingir a prisão de Evin, o centro prisional em Teerão para onde são enviados prisioneiros políticos e dissidentes no Irão.

Fontes dentro da prisão, citadas pela BBC esta segunda-feira, dizem que o número de vítimas no fogo de grandes dimensões deverá ser superior.

Vídeos partilhados online desde a noite de sábado, quando deflagrou o incêndio, mostram uma enorme coluna de fumo e fogo a sair da prisão. Em alguns ouvem-se explosões e trocas de tiros.

O incêndio tem lugar depois de semanas de enormes protestos anti-governamentais no Irão, na sequência da morte de Masha Amini, de 22 anos, às mãos da polícia no mês passado.

As autoridades dizem que Amini morreu de ataque cardíaco; a família disputa essa versão dos acontecimentos, garantindo que a jovem curda foi espancada até à morte para "polícia da moral".

Mais de 100 pessoas já morreram nas manifestações de norte a sul do país.

Mulheres queimam hijab e cortam cabelo. Imagens virais de protestos no Irão
Mulheres queimam hijab e cortam cabelo. Imagens virais de protestos no Irão

Não se sabe ainda se o incidente na prisão de Evin está ou não relacionado com as manifestações em massa. Contudo, e de acordo com jornalistas no terreno, centenas de manifestantes dirigiram-se à prisão na sequência das explosões.

A partir de Evin, o governador de Teerão garantiu na televisão estatal que o fogo teve origem na ala da prisão que alberga pequenos criminosos.

De acordo com a Mizan News, quatro dos feridos continuam em estado grave.

Alguns jornalistas nas redes sociais acusam as autoridades iranianas de terem "pegado fogo à prisão intencionalmente", isto porque um dos presos políticos mais proeminentes foi mandado para casa pouco antes de o incêndio deflagrar.

Mehdi Hashemi Rafsanjani, filho do antigo Presidente do Irão, Akbar Hashemi Rafsanjani, foi libertado sob uma "ordem temporária antecipada", adiantou o seu irmão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+