Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Ativista pró-democracia espancado no consulado da China em Manchester

17 out, 2022 - 10:24 • Joana Azevedo Viana

Porta-voz do consulado diz que manifestantes pela democracia em Hong Kong insultaram o Presidente chinês, Xi Jinping.

A+ / A-

Um ativista pela democracia em Hong Kong foi arrastado para dentro do consulado da China na cidade britânica de Manchester e espancado.

O incidente teve lugar no domingo, quando homens não-identificados saíram do consulado, agarraram o homem e forçaram-no a entrar no edifício, antes de o manifestante conseguir escapar com a ajuda da polícia e de outros ativistas.

"Eles arrastaram-me para dentro [do consulado] e espancaram-me", relatou o homem, Bob, à BBC, apontando o dedo aos "mainlanders" (pessoas oriundas da China continental, por oposição às de Hong Kong) que, segundo os ativistas, saíram do consulado e começaram por destruir os cartazes dos manifestantes.

"É ridículo. É suposto termos liberdade para dizer o que queremos aqui [no Reino Unido]", acusou o homem.

Na sequência do incidente, os manifestantes gritaram contra os homens do consulado e contra a polícia britânica, que na sua visão deveria ter feito algo mais.

Funcionários do consulado tinham inicialmente pedido aos manifestantes que se mudassem para o outro lado da rua. No arranque do protesto estavam destacados no local dois agentes da polícia; o dispositivo foi reforçado em poucos minutos assim que começaram as altercações.

O Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros diz que é urgente clarificar o que se passou. A polícia de Manchester abriu entretanto uma investigação ao caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+