Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Supremo dos EUA rejeita pedido de Trump para intervir em caso de documentos confidenciais

13 out, 2022 - 20:28 • Redação

Na prática, a decisão permite que o Departamento de Justiça dos EUA continue a investigação ao ex chefe de Estado.

A+ / A-

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América (EUA) rejeitou, esta quinta-feira, um pedido de emergência de Donald Trump para que o orgão intervisse no caso dos governos confidenciais encontrados na residência de Trump, na Flórida.

O antigo Presidente norte-americano tinha pedido aos juízes do Supremo para pedir uma revisão independente dos mais de 100 documentos apreendidos pelo FBI.

Na prática, a decisão permite que o Departamento de Justiça dos EUA continue a investigação ao ex chefe de Estado.

Apesar de ter uma maioria conservadora de 6-3, com dois juízes diretamente nomeados por Trump, o Supremo decidiu contra o antigo Presidente.

Durante as buscas em questão, o FBI apreendeu cerca de 11.000 documentos, incluindo cerca de 100 com marcações de confidencialidade. Posteriormente, a equipa de Trump pediu a uma juíza da Florida, Aileen Cannon, que nomeasse um especialista para fazer uma revisão independente dos registos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+