Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Putin quer construir um centro de distribuição de gás na Turquia

13 out, 2022 - 13:40 • Redação com agências

Presidentes russo e turco estão reunidos esta quinta-feira, em Astana, no Cazaquistão.

A+ / A-

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs esta quinta-feira ao presidente turco, Recep Tayip Erdogan, a construção de um centro de distribuição de gás natural na Turquia, sem este estar comprometido com qualquer “cor política”.

A sugestão surgiu durante a reunião entre os dois líderes que está a decorrer esta quinta-feira na capital do Cazaquistão, Astana, à margem da Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia.

Segundo o presidente russo, citado pelo "The Guardian", a Turquia revelou-se como a rota mais fiável para entregas de gás e que no decurso do trabalho deste centro, criado em conjunto com a Turquia, “seria também uma plataforma não só para fornecimentos, mas também para determinar o preço”.

Putin acredita que poderiam facilmente regular os preços a um nível normal de mercado, “sem quaisquer implicações políticas”. Recep Tayin Erdogan ainda não comentou a ideia da plataforma de gás no seu país.

Vladimir Putin disse também a Erdogan que a Ucrânia tentou explodir o gasoduto Turkstream. “Graças a Deus, isso não aconteceu, está a funcionar com sucesso”, afirmou Putin, citado pela agência russa RIA.

A escolha de outro país para ser o transportador do gás russo para o continente europeu deriva dos problemas constantes no gasoduto Nord Stream na Alemanha, que começaram quando a guerra na Ucrânia eclodiu com a invasão das tropas russas.

As autoridades suecas e dinamarquesas estão a investigar as explosões como atos de sabotagem, mas ainda não disseram quem acreditam ser o responsável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lord EH EH
    16 out, 2022 Riso 11:47
    Não obrigado. O problema não é os gás chegar à Europa pelos gasoduto, o problema é o gás SER RUSSO. A Europa acordou finalmente para o que significa depender de um País criminoso como a Rússia, para ser fornecedor principal, e está a preparar o Hidrogénio Verde e as renováveis para substituir os fósseis, principalmente o que vem da Rússia. Podes agora ir vendê-lo à China e à Índia, só que eles não to vão pagar como nós pagávamos.

Destaques V+