Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Biden. Condenação na ONU de "anexações ilegais" russas envia "mensagem clara" a Moscovo

13 out, 2022 - 03:21 • Lusa

O Presidente norte-americano diz que a Rússia não pode "apagar um Estado soberano do mapa", depois de uma votação expressiva na reunião da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

A+ / A-

A condenação pela maioria dos países-membros da Assembleia-Geral da ONU das "anexações ilegais" russas de território ucraniano enviou uma "mensagem clara" a Moscovo, disse, na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos.

Joe Biden sublinhou que esta posição mostra que a Rússia não pode "apagar um Estado soberano do mapa".

O chefe de Estado norte-americano acrescentou, numa declaração, que "143 nações estiveram do lado da liberdade, soberania e integridade territorial".

Na quarta-feira, os 193 Estados-membros da Assembleia-Geral da ONU aprovaram, por 143 votos a favor, uma resolução que condena a anexação de territórios ucranianos pela Rússia, reforçando o isolamento de Moscovo na cena internacional.

Rússia, Bielorrússia, Síria, Coreia do Norte e Nicarágua votaram contra, e 35 países abstiveram-se, incluindo China, Índia, Paquistão e África do Sul.

Além de exigir que a Rússia reverta a anexação de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia, a resolução declara que as ações de Moscovo violam a soberania e a integridade territorial da Ucrânia e são inconsistentes com os princípios da Carta da ONU.

A resolução condena claramente os "chamados referendos ilegais" da Rússia e a "tentativa de anexação ilegal" e diz que são inválidos à luz do direito internacional.

O texto promove também a resolução do conflito através de "diálogo político, negociação, mediação e outros meios pacíficos", no respeito das fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia e dos princípios da Carta da ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    13 out, 2022 Lisboa 18:22
    Os comentários são para publicar ou não vale a pena dar ao trabalho de os escrever?
  • Digo
    13 out, 2022 Eu 08:00
    Isto vale no plano político. Nada vale na prática, pois nem a Rússia tenciona retirar, nem a Ucrânia tenciona fazer cedências territoriais, que só teriam o resultado de encorajar a Rússia a repetir a façanha na próxima ocasião que tivesse. As únicas coisas a fazer é a expulsão das forças russas da Ucrânia e o confisco total das verbas russas no Ocidente para reconstrução da Ucrânia.

Destaques V+