Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela declara estado de emergência em Clarines devido a inundações

12 out, 2022 - 05:19 • Lusa

As autoridades locais indicaram que a subida do nível das águas originou inundações que causaram danos nas casas de quase 500 famílias.

A+ / A-

As autoridades venezuelanas declararam o estado de emergência devido a inundações na localidade de Manuel Esequiel Bruzual, em Clarines, a leste de Caracas, numa localidade onde reside um importante número de portugueses.

“É declarado o estado de emergência em toda a jurisdição (…) como consequência das intensas e recorrentes chuvas por um período de 90 dias, que podem ser prorrogados por igual período”, de acordo com um decreto, publicado na terça-feira, pela presidente da Câmara Municipal de Manuel Esequiel Bruzual.

As autoridades locais indicaram que a subida do nível dos rios Unare, Guanapure e Guere originaram inundações, que causaram danos nas casas de quase 500 famílias.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, chegou na terça-feira à tarde, a Caracas, para uma visita de sete dias, durante os quais prevê estabelecer contactos com a comunidade luso-venezuelana.

Na sexta-feira, Paulo Cafôfo prevê deslocar-se à cidade de Barcelona, a 315 quilómetros a leste de Caracas, para um encontro com vários empresários.

Entretanto, as autoridades venezuelanas disseram que 43 pessoas morreram em Tejerías, incluindo dois portugueses, um homem e uma mulher.

O último balanço indicava 36 mortos em Tejerías, no estado de Arágua, a 70 quilómetros a sudoeste de Caracas, devido ao mau tempo registado, no sábado, na região, continuando as autoridades à procura de 56 pessoas dadas como desaparecidas.

O cônsul honorário de Portugal em Los Teques, Pedro Gonçalves, disse à Lusa que dois comerciantes portugueses foram arrastados pelas torrentes de água e de lama.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+