Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise energética. Bruxelas avança com mecanismo temporário para limitar preços do gás na UE

12 out, 2022 - 19:15 • Lusa

Comissária europeia da Energia anuncia que "a Comissão está a trabalhar para apresentar um novo pacote de propostas no dia 18 de outubro". E "não será o último deste tipo".

A+ / A-

A Comissão Europeia vai propor na próxima terça-feira um mecanismo temporário para limitar os preços do gás e um instrumento de compras conjuntas na União Europeia, anunciou a comissária europeia da Energia.

Falando esta quarta-feira aos jornalistas, no final da reunião informal de ministros da tutela da União Europeia (UE), em Praga, Kadri Simson disse que "a Comissão está a trabalhar para apresentar um novo pacote de propostas no dia 18 de outubro", que "não será o último pacote deste tipo, dado ser necessário continuar a desenvolver os instrumentos e a ajustar a abordagem à medida que a situação evolui" no que toca à crise energética e às perturbações no abastecimento à Europa por parte da Rússia.

Depois de, à entrada para o encontro, já ter revelado que o executivo comunitário iria apresentar mais propostas para enfrentar os preços do gás, Kadri Simson defendeu ser "necessário um mecanismo temporário para limitar os preços", enquanto as negociações com fornecedores internacionais não estão concluídas.

"Como parte do próximo pacote, definiremos como este mecanismo pode funcionar e como mitigar os riscos de que tal mecanismo inevitavelmente possa ter", nomeadamente para os países mais dependentes das importações de gás de países terceiros, como da Rússia, apontou a responsável europeia pela tutela.

Ainda no que toca aos preços do gás, Bruxelas vai avançar com uma proposta legislativa para criar uma alternativa ao atual índice de referência para o gás, o Title Transfer Facility (TTF), por considerar que este "já não é representativo da realidade do mercado", que agora inclui também o gás natural liquefeito além do natural, explicou.

Ao mesmo tempo, "apresentaremos uma proposta para facilitar as compras conjuntas de gás, que permitirá a utilização do poder de compra coletivo para limitar os preços e evitar que os Estados-membros se sobreponham uns aos outros no mercado e, ao fazê-lo, conduzam a aumento dos preços", avançou Kadri Simson.

Estas aquisições conjuntas, semelhantes ao que a UE fez para comprar vacinas anti Covid-19 num processo conduzido pela Comissão em nome dos Estados-membros, "assegurarão transparência e ajudarão em particular os países mais pequenos que se encontram numa situação menos favorável como compradores", contextualizou a responsável.

Do pacote que será apresentado na próxima semana, após várias medidas já avançadas nos últimos meses com os preços da energia a bater recordes, consta também uma abordagem "para assegurar que o nível de poupança é suficiente e que quaisquer medidas tomadas para baixar os preços não enviam sinais errados para aumentar o consumo em toda a UE de gás natural", dado que este "não estará disponível em volumes suficientes", revelou a comissária europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+