Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Para que serve a força conjunta russo-bielorrussa? Minsk explica

11 out, 2022 - 14:05 • Lusa

Força conjunta se destina a garantir a segurança nas fronteiras da Rússia e da Bielorrússia, esclarece ministro da Defesa.

A+ / A-

A Bielorrússia garante que a força militar que formou com a Rússia, sua aliada, é apenas defensiva, numa altura em que acusa Kiev de preparar uma ofensiva.

Os objetivos do agrupamento de forças regionais são puramente defensivos. E todas as operações atualmente realizadas visam adotar uma reação adequada às ações levadas a cabo perto da nossa fronteira”, disse esta terça-feira o ministro da Defesa bielorrusso, Victor Khrenine, num comunicado.

No dia anterior, o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse ter concordado com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre o destacamento deste agrupamento militar conjunto, sem dizer exatamente onde será destacado e qual a sua dimensão.

Acusou a Ucrânia e os seus aliados polacos e lituanos de prepararem ataques “terroristas” e uma “revolta” militar na Bielorrússia, treinando combatentes “radicais” bielorrussos para derrubar o poder.

Minsk, no entanto, nega que planeie enviar o seu exército, muito menor do que o de Moscovo, para lutar na Ucrânia ao lado dos russos.

“No Ocidente, infelizmente, cultiva-se a ideia de que o exército bielorrusso possa participar na operação militar especial na Ucrânia. Ao ceder a este tipo de desinformação, os líderes da NATO e de vários países europeus estão claramente a considerar a possibilidade de agressão contra o nosso país“, disse o secretário do Conselho de Segurança bielorrusso, Alexander Volfovich.

A Bielorrússia já permitiu o uso do seu território pelo exército russo para a ofensiva contra a Ucrânia, mas Minsk não está até agora diretamente envolvido nos combates em território ucraniano.

A entrada das forças bielorrussas no país vizinho marcaria uma nova escalada do conflito na Ucrânia, que dura há mais de sete meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 out, 2022 Lisboa 13:53
    Os ucranianos já estão à tua espera, Lukaschenko. E se o teu amigo Putin está a marcar passo, tu serás triturado logo que puseres pé em território Ucraniano. Vais ter uma cura de emagrecimento, única na História.

Destaques V+