Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lançada plataforma para ajudar ucranianos a encontrar trabalho na União Europeia

10 out, 2022 - 16:38 • Vasco Gandra

Refugiados que procuram trabalho e beneficiam do estatuto de proteção temporário da UE poderão inscrever-se e deixar o CV na plataforma digital em inglês, ucraniano e russo. A plataforma está disponível através do portal de ofertas de emprego EURES, gerida pela Autoridade Europeia do Trabalho.

A+ / A-

A Comissão Europeia lançou na segunda-feira uma plataforma online que ajudará os refugiados ucranianos a encontrar um emprego na União Europeia. Bruxelas também defende que a diretiva sobre proteção temporária de que beneficiam os que fogem da guerra na Ucrânia permaneça ativada até março de 2024.

Os refugiados que procuram trabalho e beneficiam do estatuto de proteção temporário da UE poderão inscrever-se e deixar o CV na plataforma digital em inglês, ucraniano e russo. A plataforma está disponível através do portal de ofertas de emprego EURES, gerida pela Autoridade Europeia do Trabalho.

Os perfis destas pessoas ficam assim acessíveis a cerca de quatro mil empregadores, serviços públicos e agências de emprego que estejam eventualmente interessados nos CVs. Cinco Estados-membros já se juntaram ao projeto, incluíndo a Polónia onde chegou a maior parte dos refugiados ucranianos.

"Isto marca outro passo concreto no nosso esforço para integrar as pessoas deslocadas da Ucrânia para o marcado laboral europeu. Demonstra a nossa contínua solidariedade com a Ucrânia. Não apenas em palavras, mas com ações", afirmou o comissário do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, durante o anúncio da iniciativa, esta manhã. "Esperamos que o projeto piloto de reserva de talentos que estamos a lançar hoje acelere o processo de encontrar empregos na UE".

A Comissão também defendeu o alargamento da vigência da diretiva sobre proteção temporária, ativada pela primeira vez aquando do início da invasão russa. A diretiva dá proteção, acesso a trabalho, cuidados de saúde, habitação e educação aos milhões de ucranianos que atravessaram fronteiras e entraram na UE.

"4,2 milhões de ucranianos estão atualmente sob proteção desta diretiva. Esta dá apoio à habitação, cuidados de saúde, acesso à educação e direito ao mercado de trabalho da União Europeia. Queria anunciar hoje que a diretiva sobre proteção temporária vai continuar ativa pelo menos até março de 2024", afirmou a comissária dos Assuntos Internos, Ylva Johansson.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+