Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nobel da Economia. Três distinguidos “por pesquisas sobre bancos e crises financeiras”​

10 out, 2022 - 10:47 • Cristina Nascimento

Este foi o sexto e último Nobel a ser atribuído na edição de 2022.

A+ / A-

O prémio Nobel da Economia foi atribuído a Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond and Philip H. Dybvig “por pesquisas sobre bancos e crises financeiras”. O galardão é dividido de forma igual pelos três.

Ben Bernanke é norte-americano, tem 69 anos. Douglas Diamond também tem 69 anos e trabalha na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Já Philip Dybvig, 67 anos, trabalha para a a Universidade de Washington.

Na cerimónia de revelação do nome dos laureados, um dos economistas prestou declarações. Douglas Diamond manifestou a sua surpresa pela sua distinção e respondeu a algumas perguntas dos jornalistas.

Diamond considera que o mundo está agora melhor preparado para enfrentar crises financeiras do que em 2008 "porque o setor bancário está em boa forma”. Diamond disse ainda não ter "dúvidas que os bancos centrais serão bem sucedidos no controlo da inflação”.

Questionado sobre se as crises financeiras podem ser evitadas, Diamond reconheceu que "é possível, mas pode não ser desejável evitar crises financeiras”.

Também em 2021, o Nobel da Economia foi para três economistas - David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens - por "tirarem conclusões de experiências inesperadas" e aplicá-las à análise do mercado de trabalho.

Este é o sexto prémio Nobel a ser atribuído, tendo o primeiro sido o Nobel da Medicina e da Fisiologia ao sueco Svante Pääbo, pelas descobertas no genoma de hominídeos extintos e evolução humana.

Seguiu-se o prémio Nobel da Física, atribuído esta terça-feira ao francês Alain Aspect, o norte-americano John F. Clauser e o austríaco Anton Zeilinger, pelo trabalho desenvolvido na área da mecânica quântica, anunciou o secretário-geral da Real Academia Sueca de Ciências.

O terceiro Nobel foi atribuído pela Real Academia Sueca de Ciências a Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless são os vencedores do prémio Nobel da Química pelo “desenvolvimento da química do clique e da química bio-ortogonal”.

Na quinta-feira foi também atribuído o quarto Nobel, o da Literatura, à francesa Annie Ernaux, “pela coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”.

O prémio Nobel da Paz foi entregue na sexta-feira a Ales Bialiatski, ativista bielorrusso defensor dos direitos humanos, e a duas organizações de direitos humanos, a russa Memorial e a organização ucraniana Center for Civil Liberties [Centro para as Liberdades Civis].

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+