Tempo
|
A+ / A-

Presidente da República apresenta condolências pela morte de dois portugueses na Venezuela

09 out, 2022 - 17:55 • Lusa

O cônsul honorário de Portugal em Los Teques, Pedro Gonçalves, especificou que dois comerciantes portugueses, um homem e uma mulher, faleceram arrastados pela torrente de água e de lama.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou hoje condolências às famílias e amigos dos dois portugueses que morreram vítimas das chuvas torrenciais na Venezuela, expressando solidariedade a toda a comunidade lusa no país.

"O Presidente da República apresenta as sentidas condolências às famílias e amigos dos dois compatriotas, vítimas mortais das chuvas torrenciais em Tejerias, no estado venezuelano de Arágua", lê-se numa nota publicada na página oficial da Presidência da República na internet.

Marcelo Rebelo de Sousa expressa ainda a sua "solidariedade neste momento de luto e dificuldades" a "toda a comunidade portuguesa na Venezuela, em especial à mais afetada pelo mau tempo naquela região".

Também o presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, lamentou profundamente a morte de dois portugueses na Venezuela.

"Lamento profundamente a morte de dois portugueses, vítimas das inundações que atingiram a Venezuela", escreveu Augusto Santos Silva numa mensagem publicada no "Twitter".

E manifestou a sua solidariedade aos familiares das vítimas e a toda a comunidade lusa no país.

Fontes consulares avançaram hoje à agência Lusa que dois portugueses, um homem e uma mulher, morreram em Tejerias, a 70 quilómetros a sudoeste de Caracas, na Venezuela, devido às chuvas torrenciais que nas últimas horas afetaram o estado venezuelano de Arágua.

O cônsul honorário de Portugal em Los Teques, Pedro Gonçalves, especificou que dois comerciantes portugueses, um homem e uma mulher, faleceram arrastados pela torrente de água e de lama.

"Até agora estão confirmadas as mortes de dois portugueses. Estou a caminho de Tejerias, mas os acessos estão fechados, de qualquer maneira vou tentar chegar até lá", disse Pedro Gonçalves à Lusa.

Segundo o cônsul honorário, uma das vítimas portuguesas, um homem, morreu quando tentava proteger os equipamentos de um estabelecimento comercial. Faleceu ainda uma madeirense natural de Canhas (Madeira), proprietária do Hotel El Palmar, que foi arrastada pela água.

Por outro lado, explicou que as chuvas se registaram durante a madrugada e que dois rios, o Tuy e o Grande se uniram "arrasando com todas as casas".

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia da Venezuela, na última noite registaram-se fortes chuvas com descargas elétricas em pelo menos 13 das 24 regiões do país.

As chuvas afetaram Caracas (Distrito Capital) e os estados venezuelanos de Mérida, Falcón, Yaracuy, Carabobo, Arágua, Miranda, Anzoátegui, Sucre, Monágas, Delta Amacuro, Bolívar e Amazonas.

[Atualizado às 20h00]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+