Tempo
|
A+ / A-

Alemanha defende sanções contra Irão

09 out, 2022 - 16:02 • Lusa

Em causa os casos de repressão que se seguiram a protestos pela morte de Masha Amini, a 16 de setembro.

A+ / A-

A ministra das Relações Externas da Alemanha defende que a União Europeia (UE) deve aplicar um conjunto de sanções ao Irão, perante os recentes casos de repressão, nomeadamente a proibição da entrada de cidadãos e o congelamento dos respetivos bens.

"Vamos garantir que a UE impõe proibições à entrada dos responsáveis pela repressão brutal e congele os seus bens na UE", afirmou Annalena Baerbock, citada pelo jornal Bild.

A governante vincou que aqueles que "espancam mulheres e meninas na rua [...] e as sentenciam até à morte, estão do lado errado da história".

Pelo menos dois membros da Basijis, a milícia paramilitar leal ao regime iraniano, foram mortos em confrontos recentes entre forças de segurança e manifestantes que protestavam contra a morte de Mahsa Amini e pediam liberdade.

Desde que os protestos pela morte de Masha Amini começaram, em 16 de setembro, pelo menos 12 membros das forças de segurança morreram em confrontos com manifestantes, refere a imprensa oficial.

O Irão registou no sábado à noite duros confrontos em várias cidades do país, incluindo Teerão, onde os protestos se espalharam desde o sul do Grande Bazar até a praça Tajrish, no norte.

O Curdistão iraniano, região de origem de Amini, também foi palco de fortes confrontos e pelo menos um civil foi morto a tiro, uma morte que a polícia atribuiu a "forças contrarrevolucionárias".

Masha Amini, de 22 anos, morreu em 16 de setembro depois de sido detida durante três dias pela chamada polícia moral em Teerão, por alegadamente, ter usado o véu islâmico de forma errada.

A sua morte provocou protestos que se têm multiplicado e se transformaram em grandes mobilizações, com mulheres a queimar véus, apesar das fortes repressões das forças de segurança.

Na quinta-feira, legisladores da União Europeia aprovaram uma resolução, através da qual são pedidas sanções contra os responsáveis pela morte de Amini.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+