Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE envia missão para ajudar no conflito entre Arménia e Azerbaijão

07 out, 2022 - 07:06 • Lusa

Missão terá início em outubro, por um período máximo de dois meses.

A+ / A-

A União Europeia (UE) vai enviar uma "missão civil" para ajudar a delinear as fronteiras entre a Arménia e o Azerbaijão e para "estabelecer confiança" entre os dois países.

A decisão foi comunicada após uma reunião entre os dois países, a UE e a França, em Praga.

"A missão terá início em outubro, por um período máximo de dois meses. O objetivo da missão é estabelecer confiança e, através dos seus relatórios, contribuir para as comissões de demarcação de fronteiras", pode ler-se num comunicado conjunto divulgado após conversações entre o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinian, o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Na terça-feira, o Ministério da Defesa da Arménia já tinha informado que o Azerbaijão libertara 17 prisioneiros de guerra após uma mediação da União Europeia.

A mais recente escalada na fronteira entre os dois países ocorreu em setembro, na sequência de confrontos que provocaram a morte de mais de 150 soldados dos dois países do Cáucaso.

Em meados do mesmo mês, os governos da Arménia e do Azerbaijão concordaram em respeitar um cessar-fogo, após os últimos confrontos na fronteira.

Os combates foram os mais graves desde 2020, quando os dois países se confrontaram pelo controlo do enclave Nagorno-Karabakh, um território de maioria arménia que tem sido foco de conflitos desde que, em 1988, decidiu separar-se da região do Azerbaijão integrada na então União Soviética.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+