Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky antevê “inverno difícil”

06 out, 2022 - 05:34 • Marisa Gonçalves com Agências

O Presidente ucraniano quer garantir a acumulação de gás e carvão. Volodymyr Zelensky assegura ainda que está obter avanços nas regiões anexadas.

A+ / A-

Na sua mais recente comunicação em vídeo, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, antecipa que o próximo inverno será “difícil”.

Acresce ao contexto de guerra a preocupação com a escassez de energia e, nesse contexto, assume: “Dizemos com franqueza, o inverno vai ser difícil, mas para o ultrapassarmos estamos a acumular gás, carvão e tudo o que é necessário. Estamos a trabalhar para estarmos preparados”, declara na sua habitual mensagem noturna.

“Estamos perfeitamente conscientes dos riscos e sabemos que os ocupantes também se estão a preparar para o inverno. Estamos a trabalhar em vários cenários, em todos os níveis do governo, para garantir a segurança das pessoas”, acrescenta o Presidente ucraniano.

Na mesma comunicação, Zelensky reitera que o exército ucraniano está a avançar sobre as regiões anexadas pela Rússia. “Só nas últimas 24 horas, na região do falso referendo de Kherson, foram libertados e estabilizados territórios”, afirma.

O Presidente ucraniano deverá fazer uma intervenção, por videoconferência, na reunião da recém-formada Comunidade Política Europeia.

O encontro junta, esta quinta-feira, em Praga, os líderes da União Europeia e de 17 outros países para discutirem a segurança e a paz no continente europeu, num contexto de guerra.

Essa reunião da Comunidade Política Europeia antecede um Conselho europeu informal dos chefes de Estado e de Governo da UE, na sexta-feira, no qual os 27 irão debater também o apoio financeiro e militar a Kiev, mas sobretudo a resposta à escalada dos preços da energia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+