Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morte de Daria Dugina. EUA acreditam que forças ucranianas foram responsáveis

06 out, 2022 - 10:58 • Olímpia Mairos , com agências

Não se sabe quem é que terá autorizado a operação nem se Zelensky teria conhecimento.

A+ / A-

Os serviços secretos norte-americanos acreditam que elementos do Governo ucraniano foram responsáveis pelo atentado que, em agosto, matou a comentadora política Daria Dugina, filha do ideólogo russo Alexander Dugin, perto de Moscovo.

De acordo com o New York Times, a informação foi partilhada dentro da Administração de Joe Biden na semana passada, com os responsáveis americanos a garantirem que não tiveram conhecimento prévio da operação e a advertiram o Governo ucraniano.

O jornal cita algumas fontes sob condição de a sua identidade não ser revelada, fontes que não adiantam quem dentro do Governo ucraniano terá tido conhecimento ou autorizado a operação.

Fica-se, por isso, sem saber se, por exemplo, o Presidente Volodymyr Zelensky esteve envolvido.

Questionado sobre as novas informações dos serviços secretos norte-americanos, Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano, reafirmou uma vez mais, “que qualquer assassínio em tempos de guerra, num ou noutro país, tem de corresponder a algum significado prático. Teria de cumprir algum objetivo específico, tático ou estratégico”.

“Alguém como Dugina não é um alvo tático nem estratégico para a Ucrânia”, afirmou.

Dugin, umas das vozes mais fortes na Rússia no apelo à intensificação do conflito na Ucrânia, morreu na explosão do carro que conduzia na região de Moscovo. A Rússia sempre acusou a Ucrânia da morte de Daria Dugina, mas desde o início Kiev nega qualquer envolvimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+