Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Zaporíjia atacada com sete mísseis

06 out, 2022 - 07:20 • Redação com agências

Estão confirmados dois morto e podem estar cinco pessoas ainda debaixo dos escombros.

A+ / A-

O autarca de Zaporíjia avançou que a região foi alvo de bombardeamentos que danificaram vários edifícios residenciais durante a noite de quarta-feira. Há pessoas presas nos escombros.

"Como resultado dos ataques inimigos, vários incêndios deflagraram na cidade", escreveu Oleksandr Starukh na aplicação de mensagens Telegram, no início da manhã de quinta-feira. "Os socorristas já estão a retirar pessoas debaixo dos escombros", acrescentou.

Segundo a mesma fonte, a Rússia "disparou sete mísseis contra edifícios altos".

Para já, estão confirmados dois mortos - duas mulheres, sendo que uma faleceu a caminho do hospital - e há cinco desparecidos.

As autoridades locais dizem que já retiraram muitas pessoas dos escombros, incluindo uma menina de três anos, que está agora no hospital.

Este ataque surge após os funcionários ucranianos que operam a Central Nuclear de Zaporíjia (ZNPP), ocupada pela Rússia, se prepararem para reiniciar um dos seis reatores da central, que atualmente estão inativos, como confirmou, esta quarta-feira, a equipa da Agência Internacional de Energia Atómica da ONU.

O Presidente russo ratificou quarta-feira as leis que reivindicam a anexação de quatro regiões da Ucrânia - Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia - depois de um referendo realizado na semana passada, que a maior parte da comunidade internacional não reconheceu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    08 out, 2022 Porto 17:01
    Putin deve ser julgado e condenado como inimigo da Humanidade.
  • JM
    06 out, 2022 Seixal 15:11
    Sete misseis contra edifícios residenciais e apenas morreram duas pessoas. Isto é que é precisão.

Destaques V+