Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Japão pede à ONU que mostre firmeza após teste de míssil norte-coreano

05 out, 2022 - 09:59 • Redação com Lusa

O Japão reforçou a vigilância sobre Pyongyang depois de o regime norte-coreano ter lançado um míssil na terça-feira.

A+ / A-

O Japão pediu esta quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU que mostre firmeza em relação à Coreia do Norte após o mais recente teste de um míssil balístico norte-coreano, que sobrevoou o território japonês pela primeira vez em cinco anos.

"Nós acreditamos que a Coreia do Norte poderia realizar atos mais provocativos, como um teste nuclear", afirmou o porta-voz do Governo japonês, Hirokazu Matsuno, numa conferência de imprensa.

O porta-voz classificou o recente aumento de testes de armas norte-coreanas como "uma ameaça à paz e à segurança do Japão e da comunidade internacional”.

O Japão reforçou a vigilância sobre Pyongyang depois de o regime norte-coreano ter lançado um míssil na terça-feira.

O míssil norte-coreano viajou cerca de 4.500 quilómetros antes de cair nas águas do Oceano Pacífico, tendo atingido uma altura de cerca de mil quilómetros e sobrevoou principalmente o Estreito de Tsugaru, que separa as ilhas de Hokkaido (norte) e Honshu, onde fica Tóquio.

Esta é a primeira vez desde 2017 que a trajetória de um míssil norte-coreano inclui parte do território japonês, facto que o Japão classifica como “uma ameaça grave e iminente” à sua segurança e como “um claro e grave desafio à comunidade internacional".

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) agendou uma reunião em resposta ao último teste da Coreia do Norte e o Japão pediu que o órgão mostre firmeza diante da ação norte-coreana.

"O Conselho de Segurança não está a agir diante dos recentes atos da Coreia do Norte, mas esperamos que possa desempenhar um papel real na manutenção da paz e da segurança da comunidade internacional", disse Matsuno.

O poder de veto da Rússia e da China, aliados da Coreia do Norte, impediu várias resoluções condenatórias nos últimos tempos, especialmente desde a eclosão da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e o Japão tem exigido uma reforma do Conselho de Segurança.

Durante este ano, o regime norte-coreano lançou mais de vinte mísseis e os serviços de informação dos Estados Unidos e da Coreia do Sul acreditam que estaria pronto há meses para realizar um novo teste nuclear, o sétimo feito pelo país e o primeiro desde 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+