Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreia do Sul e EUA disparam quatro mísseis após lançamento norte-coreano

05 out, 2022 - 02:39 • Lusa

Os Estados Unidos solicitaram que o Conselho de Segurança da ONU se reúna de urgência na quarta-feira, para abordar o mais recente lançamento norte-coreano.

A+ / A-

A Coreia do Sul e os Estados Unidos lançaram quatro mísseis superfície-superfície em direção ao mar do Japão, um dia depois da Coreia do Norte ter disparado um míssil balístico, divulgou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Estes lançamentos são uma resposta ao disparo de um míssil balístico da Coreia do Norte sobre o Japão na terça-feira, o primeiro em cinco anos, segundo militares sul-coreanos citados pela Yonhap.

De acordo com o Estado-Maior sul-coreano, os exércitos sul-coreano e norte-americano dispararam dois mísseis táticos contra alvos simulados.

Na terça-feira, as forças aéreas dos dois países aliados já tinham realizado um exercício de bombardeamento contra um alvo no mar Amarelo.

Antes, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, entrevistado pela CNN, referiu que os norte-americanas estavam a "responder às provocações do Norte” para "garantir que as capacidades militares estão prontas”, sem confirmar, no entanto, os lançamentos.

Na terça-feira, o projétil lançado por Pyongyang sobrevoou o norte do arquipélago japonês, o que fez com que o sistema de alerta civil fosse ativado na região, recomendando que a população se refugiasse de um possível impacto.

Segundo o governo do Japão, o míssil é o que percorreu a maior distância até hoje de todos os testados pela Coreia do Norte, com uma altura máxima próxima de 1.000 quilómetros e uma distância final de 4.600 quilómetros.

O projétil caiu nas águas do Pacífico e fora do espaço económico exclusivo do Japão, segundo o Ministério da Defesa.

Os Estados Unidos solicitaram esta terça-feira que o Conselho de Segurança da ONU se reúna de urgência na quarta-feira, para abordar este novo lançamento norte-coreano.

O novo lançamento norte-coreano ocorreu depois que Tóquio, Washington e Seul terem realizado, na semana passada, manobras conjuntas no mar do Japão, nas quais participou o porta-aviões norte-americano USS "Ronald Reagan".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+