Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreia do Norte dispara míssil balístico que sobrevoa o Japão e deixa moradores em alerta

04 out, 2022 - 02:44 • Lusa

Pela primeira vez, em cinco anos, o Governo japonês pediu aos habitantes para procurarem abrigo. A circulação ferroviária chegou a ser interrompida. Não foram relatados danos.

A+ / A-

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico sobre o Japão, adiantou o gabinete do primeiro-ministro japonês, num teste que originou alertas para moradores e obrigou à suspensão da circulação ferroviária em regiões do nordeste.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro japonês, pelo menos um míssil foi disparado pela Coreia do Norte, sobrevoou o Japão e acredita-se que tenha caído no Oceano Pacífico.

A mesma fonte acrescentou que as autoridades emitiram um alerta aos moradores das regiões do nordeste para saírem dos prédios próximos, naquele que foi o primeiro alerta desse tipo em cinco anos.

A circulação ferroviária foi temporariamente suspensa nas regiões japonesas de Hokkaido e Aomori, tendo as operações sido retomadas mais tarde, após o aviso do governo de que o míssil norte-coreano parecia ter caído no Pacífico.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul referiu que também detetou o lançamento de um míssil balístico, que foi disparado em direção às águas orientais do norte, sem acrescentar mais detalhes, como a distância que este percorreu.

Os mísseis disparados durante os últimos quatro testes foram de curto alcance e caíram nas águas entre a Península Coreana e o Japão, sendo que estes mísseis são capazes de atingir alvos na Coreia do Sul.

O lançamento é a quinta ronda de testes de armas da Coreia do Norte nos últimos dez dias e tem sido associada como uma resposta aos exercícios militares entre o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

A União Europeia solicitou segunda-feira à Coreia do Norte que se abstenha de realizar novos testes nucleares, depois dos recentes lançamentos de mísseis balísticos, em violação das resoluções da Organização das Nações Unidas, e se disponha a dialogar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+