Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campanha checa de "crowdfunding" compra tanque para a Ucrânia

04 out, 2022 - 08:57 • Redação

Foi batizado com o nome "Tomás" e já está em curso uma segunda campanha, que visa angariar fundos para comprar munições e mais veículos blindados.

A+ / A-

Uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) angariou cerca de 1,4 milhões de euros (33 milhões de coroas checas) para comprar um moderno tanque T-72 Avenger batizado como "Tanque Tomás" para entregar ao exército ucraniano. Através desta campanha denominada como "uma prenda para putin" e apoiada pelo Ministério da Defesa Checo e pela embaixada da Ucrânia em Praga, foram recebidas doações de 11288 pessoas.

O número dois da diplomacia ucrânia, Yevhen Perebyinis, publicou na sua rede social Twitter que "a República Checa tornou-se no primeiro país onde cidadãos comuns compraram um tanque para as tropas ucranianas".

O “Tanque Tomás” é uma versão moderna dos tanques da era soviética que tiveram a primeira produção em 1969. Este equipamento militar foi equipado com um novo dispositivo para criar uma cortina de fumo em combate, possuindo um canhão frontal de última geração.

Em curso está já uma segunda campanha, que visa angariar dinheiro para comprar "munições para o Tomás e os seus amigos". Este tipo de campanha está também a ser utilizado para angariar dinheiro para a Rússia, no entanto, existem relatórios sugerem que o dinheiro enviado por grupos pró-guerra tem sido frequentemente usado para comprar alimentos, roupas, botas, equipamentos básicos e suprimentos médicos para tratar soldados feridos, que muitas vezes são escassos.

A crise ucraniana provocou quase oito milhões de refugiados em países da União Europeia a juntar a sete milhões de deslocados internos e um número oficial russo de três milhões de pessoas que saíram do Leste da Ucrânia para a Federação Russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+