Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Svante Pääbo laureado com Nobel da Medicina por sequenciar genoma do Neandertal

03 out, 2022 - 09:44 • João Carlos Malta

O geneticista sueco é o vencedor deste ano numa investigação que ajuda a perceber o que nos faz diferentes dos hominídeos que desapareceram. Este é o primeiro galardão a ser entregue pela academia esta semana.

A+ / A-
Foto: Hannibal Hanschke/EPA
Foto: Hannibal Hanschke/EPA
O prémio Nobel da Medicina e Fisiologia 2022, o geneticista Svante Pääbo.  Foto: José Luis Cereijido/EPA
O prémio Nobel da Medicina e Fisiologia 2022, o geneticista Svante Pääbo. Foto: José Luis Cereijido/EPA

O Prémio Nobel da Medicina e da Fisiologia foi atribuído para o sueco a Svante Pääbo, pelas descobertas no genoma de hominídeos extintos e evolução humana.

O laureado nasceu em Estocolomo em 1955, e tem 67 anos. Fez os seus estudos na Alemanha, entre as cidades de Munique e de Leipizig.

O paleogeneticista descobriu que uma transferência genética ocorreu entre estes hominíneos agora extintos e Homo Sapiens. Este fluxo antigo de genes para os humanos de hoje tem um impacto fisiológico, por exemplo, afetando a forma como o nosso sistema imunológico reage a infeções.

"O prémio Nobel este ano é dirigido às origens da espécie humana, algo que sempre nos intrigou. De onde vimos e como estamos relacionados com os que nos antecederam. O que nos faz diferentes dos hominídeos que desapareceram?", começou por dizer organziação do galardão.

"Através da sua investigação pioneira, Svante Pääbo alcançou algo aparentemente impossível: sequenciar o genoma do Neandertal, um 'familiar' extinto dos humanos como os que conhecemos hoje", acrescenta.

O vencedor é diretor do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, em Leipzig.

O pai, o bioquímico Sune Karl Bergström, também foi agraciado com o Nobel da Medicina em 1982.

No ano passado, este prémio foi atribuído em conjunto aos cienistas David Julius e Ardem Patapoutian, por terem descoberto os recetores de temperatura e de tato.

Nessa altura, a academia justificou o Nobel em comunicado com a importância da descoberta destes cientistas.

"A nossa capacidade de percecionar o calor, o frio e o tato é essencial para a nossa sobrevivência e está na base da nossa interação com o mundo que nos rodeia. Na dia a dia das nossas vidas damos estas sensações por adquiridas, mas como é que se iniciam estes impulsos nervosos para que se consiga percecionar a temperatura e a pressão? Esta questão foi resolvida pelos laureado deste ano com o Prémio Nobel", lê-se.

O anúncio do prémio Nobel da Medicina marca esta segunda-feira o arranque da temporada Nobel de 2022 que culmina a 7 de outubro com a atribuição Nobel da Paz, categoria este ano muito aguardada, em tempo de guerra na Europa.

Pelo meio, serão atribuídos os galardões de Física (4 outubro), Química (5 outubro) e Literatura (6 setembro) e, a 10 de outubro, será ainda conhecido o vencedor do prémio Sveriges Riksbank (o banco central sueco) em Ciências Económicas, em memória de Alfred Nobel, o patrono dos prémios, segundo o respetivo "site" da internet.

Todas as categorias serão anunciadas em Estocolmo, exceto o Nobel da Paz que, como habitualmente, será atribuído pelo Comité Nobel Norueguês e terá como cenário o Instituto Nobel Norueguês, em Oslo, na próxima sexta-feira, 7 de outubro.

De acordo com a organização dos galardões, este ano, são 343 os candidatos ao prémio Nobel da Paz, 251 dos quais são pessoas e 92 organizações – um número superior aos 329 candidatos do ano passado e o segundo mais elevado de sempre, pertencendo o recorde aos 376 candidatos nomeados em 2016.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam aos dez milhões de coroas suecas (mais de 953.000 euros).


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+