Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia. NATO promete resposta "firme e unida" em caso de ataque a infraestruturas

03 out, 2022 - 07:20 • Lusa

Sobre a recente anexação de quatro regiões ucranianas por parte da Rússia disse que "a melhor resposta é continuar a apoiar a Ucrânia".

A+ / A-

O secretário-geral da Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) alertou o Presidente da Rússia que haverá uma resposta "firme e unida" em caso de um ataque a infraestruturas críticas dos países-membros.

"Qualquer ataque deliberado contra infraestruturas críticas da NATO terá uma resposta firme e unida", disse Jens Stoltenberg em declarações à cadeia norte-americana NBA, ao ser questionado perante a possibilidade de uma eventual sabotagem ao gasoduto Nord Stream 1.

Sobre a recente anexação de quatro regiões ucranianas por parte da Rússia disse que "a melhor resposta é continuar a apoiar a Ucrânia", citado pela Europa Press.

Questionado sobre a petição da Ucrânia para aderir rapidamente à NATO, Stoltenberg sublinhou que a decisão precisa de ser aceite por todos os membros da aliança.

Na sequência da anexação de quatro regiões ucranianas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia) por parte da Rússia, a Ucrânia formalizou na sexta-feira um pedido de adesão à NATO. A possibilidade da entrada da Ucrânia na Aliança Atlântica foi uma das justificações dadas por Putin para ordenar a invasão do país vizinho, em 24 de fevereiro deste ano.

Antes da invasão, Putin exigiu à NATO garantias de que nunca aceitaria a adesão da Ucrânia e da Geórgia, bem como o regresso das forças aliadas às posições anteriores ao alargamento a Leste, tendo a NATO e os aliados ocidentais recusado tais exigências.

A anexação das quatro regiões ucranianas seguiu-se a uma mobilização parcial decretada por Putin em 21 de setembro, após reveses sofridos pelas tropas russas na Ucrânia.

A mobilização, que abrange 300.000 mil reservistas, levou dezenas de milhares de russos a fugir para países vizinhos.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares da guerra na Ucrânia, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm afirmado que será muito elevado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Jacinto Canhoto Costa Costa
    05 out, 2022 Baixa da Banheira 10:02
    Gosto e fico satisfeito com o que leio aqui, obrigado.
  • Cidadao
    03 out, 2022 Lisboa 08:25
    É bom avisar, mas devia ter acrescentado que o ataque a essas infraestruturas se localizadas em território NATO pode desencadear a ativação do famoso artigo 5.º da NATO o que dará origem a um estado de guerra entre a NATO e a Rússia com tudo o que isso implica. Logo, é melhor que o Putin veja bem o chão que pisa.

Destaques V+