Tempo
|
A+ / A-

Eleições no Brasil

Lula promete vencer segunda volta das presidenciais. "Isto é só uma prorrogação"

03 out, 2022 - 02:08 • Fábio Monteiro , Joana Azevedo Viana

Antigo Presidente venceu este domingo mas sem maioria e vai disputar segundo turno com Bolsonaro a 30 de outubro.

A+ / A-
Foto: Carla Carniel/Reuters
Foto: Carla Carniel/Reuters
Foto: Sebastião Moreira/EPA
Foto: Sebastião Moreira/EPA
Foto: Lucas Landau/EPA
Foto: Lucas Landau/EPA

"Nada acontece por acaso", começou por declarar Luiz Inácio 'Lula' da Silva no discurso da vitória na madrugada desta segunda-feira, depois de ter vencido as presidenciais de domingo sem, contudo, evitar uma segunda volta contra o atual Presidente, Jair Bolsonaro.

"Sempre achei que a gente ia ganhar estas eleições, e vou dizer que vamos ganhar estas eleições. Para nós, isto é apenas uma prorrogação", prometeu aos apoiantes em São Paulo.

"Vai ser bom, vai ser a primeira vez que vamos poder fazer um tête-à-tête, é uma segunda chance que o povo me dá. Vamos deixar o segundo turno para a gente poder fazer comparações do Brasil que ele construiu e que nós construímos. Começo amanhã a fazer campanha", afirmou.

Impedido de se candidatar contra Bolsonaro há quatro anos, lembrou que foi "um ser humano jogado fora da política", para logo depois destacar:

"Precisamos recuperar este país, incluindo do ponto de vista internacional. Para desastre de alguns, tenho mais 30 dias para fazer campanha."

Com a quase totalidade dos votos contabilizados, pelas 2h da manhã, Lula conquistou cerca de 48% dos votos, contra cerca de 43% para Bolsonaro.

“Nunca ganhei uma primeira eleição no primeiro turno. Toda a eleição que disputei foi no segundo turno. O que é importante é que o segundo turno é uma oportunidade de você amadurecer as tuas propostas, a tua conversa com a sociedade. E de construir um leque de alianças, um leque de apoio, antes de ganhar, para mostrar para o povo o que é que vai acontecer, quem é que vai governar este país”, sublinhou o ex-presidente, já na conclusão do seu discurso em São Paulo.

O segundo turno das eleições presidenciais está marcado para 30 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+