Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GUERRA NA UCRÂNIA

Diretor da central nuclear de Zaporíjia foi libertado

03 out, 2022 - 19:34 • Lusa

Igor Murachov tinha sido detido por uma patrulha russa, na passada sexta-feira, quando viajava da central para a cidade de Ernogodar, controlada pelos russos.

A+ / A-

O diretor-geral da central nuclear ucraniana de Zaporíjia, Igor Murachov, detido na sexta-feira pela Rússia, que controla o local, foi libertado, anunciou hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

"Saúdo a libertação de Igor Murachov", escreveu na rede social Twitter o diretor da AIEA, Rafael Grossi, que confirmou que Murachov já está em casa "são e salvo".

O diretor da central nuclear de Zaporíjia tinha sido detido por uma patrulha russa, quando viajava da central para a cidade de Ernogodar, controlada pelos russos.

O veículo que transportava o diretor da central fora detido e este retirado do automóvel, tendo posteriormente sido conduzido, "com os olhos vendados, para um destino desconhecido", de acordo com relatos da agência que opera a unidade nuclear.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, condenou no sábado esta "detenção ilegal".

"Este crime é mais um ato de terrorismo de Estado da Rússia e representa uma grave violação do direito internacional", disse Kuleba.

A central nuclear, a maior da Europa, está ocupada desde o início de março por tropas russas, localizando-se na região de Zaporíjia, um dos territórios ucranianos oficialmente anexados por Moscovo.

Uma delegação da AIEA, liderada por Rafael Grossi, visitou o local no início de setembro e dois dos seus inspetores permanecem nas instalações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+