Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Sónia Guajajara, a primeira mulher indígena eleita como deputada federal

03 out, 2022 - 02:03 • Redação

Ainda na última semana, a ativista foi nomeada finalista do Prémio Sakharov, ao lado de Volodymyr Zelensky.

A+ / A-

Sónia Guajajara tornou-se este domingo a primeira mulher indígena eleita como deputada federal pelo Estado de São Paulo, no Brasil.

“Vamos aldear mentes e corações, e construir um novo Brasil”, prometeu a ativista nas redes sociais.

Ainda na última semana, a ativista foi nomeada finalista do Prémio Sakharov, ao lado de Volodymyr Zelensky.

Sónia tem-se distinguido pelo trabalho que tem feito na proteção do direito dos povos indígenas, tornando-se alvo de perseguições por parte de agentes do Estado.

Em 2021, encabeçou uma iniciativa da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) que acusou o Governo de Jair Bolsonaro de genocídio da população nativa no Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, nos Países Baixos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+