Tempo
|
A+ / A-

Mesas eleitorais fecham no Brasil

02 out, 2022 - 21:20 • Lusa

Caso nenhum dos candidatos presidenciais ultrapasse 50% dos votos válidos, os dois mais votados voltam a enfrentar-se numa segunda volta em 30 de outubro.

A+ / A-

As urnas de voto fecharam este domingo às 17:00 (21:00 em Lisboa) no Brasil, numas eleições gerais altamente polarizadas entre o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o ex-chefe de Estado Lula da Silva.

Em Portugal, as urnas fecharam pelas 20:00, após o encerramento ser prolongado devido à forte afluência. .

No Brasil, a votação pode continuar em mesas de voto onde ainda haja pessoas na fila para votar depois da hora de encerramento. .

O encerramento das urnas estava previsto para as 17:00, mas cerca das 16:45 havia cerca de quatro mil pessoas na fila para votar, disse o cônsul do Brasil na capital portuguesa, Wladimir Waller.

Ao contrário das eleições anteriores, todas as assembleias de voto no Brasil abriram às 08:00 de Brasília (12:00 em Lisboa), numa espécie de subordinação de todas as mesas ao fuso horário da capital.

Os mais de 156 milhões de eleitores puderam votar em 577.125 urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Jair Bolsonaro, vestido com um t-shirt verde e amarela da seleção "canarinha", votou pelas 08:50 (12:50) na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro, manifestando confiança de que vencerá hoje as eleições presidenciais à primeira volta.

"Vai ser já no primeiro turno", garantiu Bolsonaro depois de questionado pelos jornalistas se iria respeitar o resultado da votação.

Já o candidato e ex-presidente Lula da Silva (PT) votou de manhã em São Bernardo do Campo, cidade que é seu berço político, na região metropolitana de São Paulo.

Após votar, o candidato disse aos jornalistas que o Brasil "precisa recuperar o direito de ser feliz." .

"Queremos um país que viva em paz, com esperança e que acredite no futuro", disse.

Para além de Lula da Silva e Bolsonaro, disputam as presidenciais brasileiras os candidatos Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D"Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Os números das eleições são à imagem de um país do tamanho de um continente: além dos 11 candidatos presidenciais, concorrem ainda 224 a governador, 243 ao senado, 10.630 a deputado federal, 16.737 a deputado estadual e 610 a deputado distrital, nos 27 estados (contando com o Distrito Federal) no país.

Dos mais de 29 mil candidatos, 1.323 procuram a reeleição.

Caso nenhum dos candidatos presidenciais ultrapasse 50% dos votos válidos, os dois mais votados voltam a enfrentar-se numa segunda volta em 30 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    02 out, 2022 PORTUGAL 20:45
    A t - shirt amarela e verde que o Candidato vestia, não era para lhe cobrir o corpo, mas sim para tapar o COLETE à prova de BALA. Um candidato que se apresenta a ELEIÇÕES dessa forma, não merece ser o ESCOLHIDO, pois não tem confiança no seu POVO.

Destaques V+