Tempo
|
A+ / A-

Zelensky acusa Rússia de ser "sanguinária" após ataque terrorista em Zaporíjia

30 set, 2022 - 10:55

O último balanço aponta para 25 mortos e, pelo menos, 50 feridos.

A+ / A-

O presidente ucraniano reagiu ao ataque russo em Zaporíjia, que provocou a morte a 25 civis e cerca e 50 feridos, apelidando a Rússia de “escória sanguinária”.

"O estado terrorista dispara mísseis contra a população civil em Zaporíjia, Mykolaiv e Dnipropetrovsk. Os invasores dispararam 16 rockets só durante a manhã contra Zaporíjia. Somente autênticos terroristas fazem isto, não deveriam ter lugar num mundo civilizado", escreveu Volodymyr Zelensky na rede social Telegram.

Segundo, Oleksandr Starukh, o governador regional de Zaporíjia, as forças russas atacaram uma coluna civil que seguia em direção ao território ocupado pela Rússia.

Starukh indicou ainda que os organizadores desta coluna de veículos pretendiam viajar para território ocupado pela Rússia para resgatar familiares e depois levá-los para um local seguro.

Anunciou ainda que o dia de sábado, 1 de outubro, será de luto na região. "Os ocupantes atacaram ucranianos indefesos. Este é mais um ataque terrorista de um país terrorista", acrescentou no Telegram.

O ataque acontece no dia em que Moscovo se prepara para anexar Zaporíjia e outras três regiões ucranianas: Lugansk, Donetsk e Kherson.

Por sua vez, um representante do Kremlin na região ocupada de Zaporíjia culpou as forças de Kiev pelo ataque mortal ao comboio humanitário e negou o envolvimento do exército russo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    30 set, 2022 Porto 14:48
    A coluna caminhava em direção à zona ocupada pela Rússia, estavam distraídos certamente, poderiam ter poupado as bombas pois eles dirigiam-se a si, não é possível tomar partido em contendas bélicas mas pensamos, não somos vegetais, já outro dia em vez de fechar pura e simplesmente a torneira preferiu fazer furos nos canos. Querem ver um dos beligerantes como vítima e pronto ficam completamente cegos para a realidade de serem ambos carrascos das gentes, da geração da esperança, do mais sagrado que tem este, (felizmente) breve mundo.

Destaques V+