Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições no Brasil

Lula ainda não está convencido da vitória na primeira volta

30 set, 2022 - 12:25 • Sérgio Costa , enviado especial no Brasil

Último debate entre os candidatos à presidência do Brasil foi o que já se esperava: tudo menos um debate.

A+ / A-

O tom dócil com que Lula da Silva se dirigiu a Ciro Gomes é a grande nota de relevo do derradeiro debate entre os candidatos presidenciais no Brasil.

A estratégia do ex-presidente foi clara: não agredir o candidato que está ideologicamente mais próximo.

Apesar de a mais recente sondagem Datafolha colocar Lula da Silva nos 50%, a candidatura não estará ainda convencida de que tal possa concretizar-se, por isso, Lula tenta ainda captar algum eleitorado de Ciro Gomes, cujo resultado mais expressivo pode comprometer as aspirações "petistas" de encerrar a questão eleitoral já no próximo domingo.

Lula não estará ainda convencido por várias razões: a margem de erro da sondagem é ainda significativa, 2%, o voto envergonhado (eleitores que votam Bolsonaro e não revelam) e a baixa participação do eleitorado mais desfavorecido.

Estas serão as grandes ideias a reter do debate, mais do que a previsível violência verbal, com acusações e insultos entre os dois principais candidatos, algo que as próprias candidaturas já haviam antecipado.

Ainda assim, o tom agressivo de Lula da Silva para com o candidato Padre Kelmon é um episódio a ter em conta.

Kelmon tem assumido um discurso que vai ao encontro de Bolsonaro,e por isso, a forma ríspida com que Lula reagiu aos ataques do candidato menos conhecido está a ser utilizada pelos apoiantes de Bolsonaro nas redes como prova de que Lula é contra as religiões. É um dado a ter muito em conta no Brasil.

Lula e Bolsonaro. Os argumentos repetem-se, mas os problemas do país ficam à margem
Lula e Bolsonaro. Os argumentos repetem-se, mas os problemas do país ficam à margem
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+