Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eletricidade restabelecida parcialmente em Cuba após passagem do furacão Ian

29 set, 2022 - 00:09 • Lusa

A companhia nacional União Elétrica (UNE) reconheceu em comunicado que os trabalhos são “complexos”, prevendo-se que a rede esteja reparada na quase totalidade entre a noite de hoje e a madrugada de quarta-feira.

A+ / A-

Cuba restabeleceu parcialmente a eletricidade na ilha após o apagão motivado pela passagem do furacão Ian, informaram as autoridades locais esta quarta-feira.

A rede elétrica cubana, após registar um colapso que afetou todo o país, recuperou a ligação de várias linhas, com um total de 224 megawatts. Desta forma, a rede conseguiu fornecer energia ao centro de Havana, e a outras localidades.

A companhia nacional União Elétrica (UNE) reconheceu em comunicado que os trabalhos são “complexos”, prevendo-se que a rede esteja reparada na quase totalidade entre a noite de hoje e a madrugada de quarta-feira.

Em declarações à agência noticiosa cubana Prensa Latina, o diretor da UNE, Lázaro Guerra, indicou que a interrupção foi motivada por perturbações nas redes da região central do país, onde se registou um ‘apagão’ em quatro províncias, que de seguida provocou uma falha a nível nacional.

De momento, o objetivo consiste em ligar ao sistema nacional as conexões de várias fábricas do país para alimentar as centrais termoelétricas e restabelecer o serviço, um processo que segundo Guerra “levará tempo”.

O furacão Ian deslocou-se para sudeste do golfo do México, abandonado progressivamente Cuba com ventos até 195 quilómetros por hora a norte da Baía Honda, no centro da ilha.

Na manhã de hoje o furacão foi qualificado de categoria três - numa escala de cinco, após terem sido registadas rajadas até 200 quilómetros por hora. No entanto, voltou a ganhar força nas últimas horas e já se situava na categoria quatro da escala de cinco de Saffir-Simpson, colocando em alerta as autoridades e habitantes do estado norte-americano da Florida.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+