Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Referendos russos na Ucrânia terminam hoje

27 set, 2022 - 06:55 • Lusa

Ao mesmo tempo, avança a mobilização determinada por Vladimir Putin, o que está a provocar a saída de milhares de homens do país.

A+ / A-

Os referendos sobre a adesão dos territórios ucranianos de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson à Federação russa, que decorrem desde 23 de setembro, terminam esta terça-feira.

Os parlamentos das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, reconhecidas pelo Kremlin a 21 de fevereiro passado, convocaram um referendo de integração na Rússia entre 23 e 27 de setembro, ao qual se juntaram as regiões de Kherson e Zaporíjia, parcialmente sob domínio russo.

O anúncio oficial de realização dessas consultas populares para anexação dos territórios ucranianos sob ocupação russa foi feito num discurso à nação proferido na quarta-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin, juntamente com o da mobilização de 300 mil reservistas russos para combater na Ucrânia e de uma ameaça velada de utilização de armas nucleares contra o Ocidente.

De imediato surgiram críticas dos países ocidentais e organizações internacionais ao discurso de Putin, que classificaram como uma nova tentativa de escalada do conflito por parte do chefe de Estado russo.

Ao mesmo tempo, avança a mobilização determinada por Vladimir Putin, o que está a provocar a saída de milhares de homens do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Diz-se
    27 set, 2022 Por aqui 09:00
    A Ucrânia já atacou território Russo, quando bombardeou objectivos militares numa cidade fronteiriça e quando atacou a Crimeia ilegalmente anexada também pela Rússia. E borrifar-se-à para o resultado previsivel destes "referendos" e continuará a ofensiva para libertar território Ucraniano ocupado. Guerra nuclear? Uma ameaça tantas vezes repetida que já ninguém liga ...

Destaques V+