Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Putin prepara-se para anexar regiões da Ucrânia sob ocupação

27 set, 2022 - 10:27 • Redação

Reino Unido cita "possibilidade realista" de Putin anunciar anexação dos territórios ucranianos de Donetsk, Luhansk, Zaporíjia e Kherson na sexta-feira.

A+ / A-

Existe uma "possibilidade realista" de o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciar a anexação das regiões ocupadas pelas forças russas na Ucrânia, num discurso que irá proferir no Parlamento no final desta semana.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo Ministério da Defesa do Reino Unido no Twitter, e surge no dia em que terminam as votações em referendos já desacreditados pela comunidade internacional que Moscovo organizou nos últimos dias nas áreas que está a ocupar no Leste da Ucrânia.

Kiev e o Ocidente dizem que o resultado dessas consultas populares sobre a adesão dos territórios ucranianos de Donetsk, Luhansk, Zaporíjia e Kherson à Federação russa, iniciadas a 23 de setembro, está definido à partida e que será usado por Moscovo como desculpa para anexar ilegalmente as regiões.

"Os líderes da Rússia esperam certamente que qualquer anúncio de adesão seja visto como justificação para a 'operação militar especial' [da Rússia na Ucrânia] e consolide o apoio patriótico a este conflito", lê-se num dos vários tweets hoje publicados pelo Ministério britânico.

Esta aspiração, contrapõe a Defesa do Reino Unido, "vai provavelmente ser minada pela crescente consciencialização doméstica dos recentes recuos da Rússia no campo de batalha e o desconforto significativo [da população russa] quanto à mobilização parcial [de reservistas] anunciada na semana passada".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    27 set, 2022 Eu 10:05
    O Putin até pode convocar um referendo e posterior anexação do Algarve à Rússia, se quiser. Vamos ligar tanto a esse referendo, como a Ucrânia vai ligar ao que ele convocou. A guerra vai continuar, e ele só perceberá que já perdeu, quando em desespero de causa, correr para a sala atómica e um dos guardas de confiança dele, lhe meter uma bala na tola, antes dele chegar ao botão nuclear.

Destaques V+