Tempo
|
A+ / A-

Detetadas explosões junto aos gasodutos Nord Stream

27 set, 2022 - 15:38 • Rosário Silva, com Ricardo Vieira

Sismólogos registaram explosões subaquáticas perto dos gasodutos Nord Stream, nas últimas 36 horas, no Mar Báltico, que provocaram fugas de gás.

A+ / A-
Imagem aérea da fuga de gás no gasoduto Nord Stream 2, no Mar Báltico. Foto: Ministério da Defesa da Dinamarca/EPA
Imagem aérea da fuga de gás no gasoduto Nord Stream 2, no Mar Báltico. Foto: Ministério da Defesa da Dinamarca/EPA

Foram detetadas explosões subaquáticas junto aos gasodutos Nord Stream, avança a estação de televisão sueca STV.

Segundo a emissora nacional sueca, os sismólogos registaram explosões perto dos gasodutos Nord Stream, nas últimas 36 horas.

A emissora pública sueca, revela que as estações de medição, tanto na Suécia como na Dinamarca registaram fortes explosões submarinas na mesma área em que aconteceram as fugas de gás registadas na segunda-feira.

“Não há dúvida de que se trata de explosões", afirmou Björn Lund, professor de sismologia Rede Sísmica Nacional Sueca.

A primeira explosão foi registada às 2h03 da madrugada de segunda-feira e a segunda às 19h04 da noite de segunda-feira.

Os avisos sobre as fugas de gás chegaram por via da administração marítima às 13h52 e às 20h41 de segunda-feira, respetivamente, depois de navios terem detetado bolhas na superfície.

A SVT “obteve as coordenadas das explosões medidas e estas encontram-se na mesma zona onde foram registadas as fugas de gás”.

Referindo-se às medições, o sismólogo Björn Lund constatou ser “possível ver claramente como as ondas saltam do fundo para a superfície. Não há dúvida de que se tratou de uma explosão. Tivemos até uma estação em Gnosjö que o confirma".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+