Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Russo imola-se pelo fogo enquanto grita "Não quero ir para a guerra"

26 set, 2022 - 11:01 • Redação

Incidente acontece pouco depois de outro objetor ter aberto fogo num centro de recrutamento militar, provocando a morte de um comandante regional.

A+ / A-

Imagens partilhadas esta segunda-feira nas redes sociais mostram um homem russo que alegadamente terá pegado fogo a si próprio em protesto contra o recrutamento militar de reservistas anunciado pelo Kremlin para reforçar as fileiras de homens destacados para a guerra na Ucrânia.

De acordo com media locais, o homem imolou-se pelo fogo em Riazan, concretamente numa paragem de autocarro daquela cidade, situada a cerca de 200 quilómetros de Moscovo, quando estava prestes a ser mobilizado para a guerra. Enquanto pegava fogo a si próprio terá gritado "Não quero ir para a guerra!"

Num vídeo partilhado no Twitter pelo canal NEXTA, vê-se o homem a ser levado enrolado num lençol azul por médicos de máscara e luvas, seguidos de perto por elementos da Guarda Nacional Russa (Rosgvardia), uma força que vários especialistas têm alertado estar "mal preparada" para os intensos combates a ocorrer na vizinha Ucrânia, que a Rússia invadiu no final de fevereiro.

O incidente teve lugar horas depois de um homem ter aberto fogo num centro de recrutamento militar em Irkutsk, na Sibéria, na Sibéria, num ataque que vitimou um comandante regional das forças russas.

Centenas de russos foram detidos nos últimos dias em várias partes do país, desde que Vladimir Putin anunciou a mobilização de reservistas para a guerra na Ucrânia.

O Governo russo alterou igualmente o código penal para prever penas de até 10 anos de prisão para aqueles que se recusarem a combater em nome da pátria no país vizinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    26 set, 2022 PORTUGAL 11:32
    Um cidadão russo terá dito " não quero ir para a guerra ". Muitos cidadãos russos fazem tudo para fugirem da guerra. Substituam esses CIDADÃOS RUSSOS por majores generais e coronéis Portugueses, pois ESTES estão mais BEM preparados para essa LOUCURA. Este meu pensamento é em função da VISÃO RUSSA, não é Senhor Major General?

Destaques V+