Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comentário

​Itália não vai “aceitar em silêncio” domínio franco-alemão na Europa

26 set, 2022 - 12:26 • Filipa Ribeiro , Cristina Nascimento

Riccardo Marchi, professor e investigador do ISCTE e especialista em direitas radicais, analisa os resultados eleitoriais italianos que, afirma, "mostraram uma situação totalmente inédita".

A+ / A-

A Itália liderada por Giorgia Meloni não vai “aceitar em silencia” o domínio franco-alemão na União Europeia. É o que antecipa Riccardo Marchi, professor e investigador do ISCTE e especialista em direitas radicais, numa análise sobre os resultados das eleições gerais de domingo em Itália.

Riccardo Marchi acredita que a nova primeira-ministra manterá a mesma linha de ideias do Governo anterior, com críticas à globalização da economia europeia, mas reconhece que a nova primeira-ministra irá tentar impor a voz da Itália, por exemplo, nas questões migratórias.

“Giorgia Meloni tem uma postura muito mais soberanista, de querer fazer pesar Itália mais na mesa das negociações a nível europeu, não aceitar em silêncio a dominação franco-alemã na Europa, principalmente em temas delicados, como as políticas migratórias, onde a Itália, apesar dos fundos europeus recebidos, foi sempre mantida sozinha a resolver este problema da frente sul da fronteira europeia”, explica.

Segundo os mais recentes dados, a coligação de centro direita liderada pela presidente do partido Irmãos de Itália conseguiu cerca de 44% dos votos, enquanto que a coligação de centro esquerda conseguiu 26%.

Riccardo Marchi lembra que os resultados “mostraram uma situação inédita”.

“Os resultados eleitorais de facto mostraram uma situação totalmente inédita, não tanto pela quantidade de votos que o centro-direita consegue alcançar, porque mais ou menos pelas primeiras previsões, não é um aumento exponencial de votos do centro-direita, mas porque que os equilíbrios de forças internas ao centro-direita mudam radicalmente”, diz.

Marchi explica que, “entre os partidos de direita, Irmãos de Itália e Liga, há uma inversão total de tendência, a Liga cai abruptamente e Irmãos de Itália sobe a uma percentagem eleitoral que nunca tinha alcançado até agora e muito superior ao que é tradição da direita radical italiana”.

Nestas declarações à Renascença, o professor Riccardo Marchi diz ainda que é esperado que, nos próximos anos, a direita continue a ganhar força na Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+