Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Revelada imagem da última morada de Isabel II

24 set, 2022 - 19:24 • Ricardo Vieira

Fotografia da lápide na Capela Memorial do Rei Jorge VI, no Castelo de Windsor, divulgada cinco dias depois do funeral da monarca.

A+ / A-

O Palácio de Buckingham revelou este sábado uma fotografia do local da última morada da Rainha Isabel II, que morreu a 8 de setembro, aos 96 anos.

A imagem mostra a lápide colocada na Capela Memorial do Rei Jorge VI, no Castelo de Windsor, após as cerimónias fúnebres de Isabel II, que reinou durante 70 anos.

Na capela estão sepultados Isabel II e o marido Filipe, que faleceu o ano passado.

Os restos mortais do Rei Jorge VI e a rainha Isabel, os pais de Isabel II, também descansam naquele espaço restrito do Castelo de Windsor.

Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas
Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas

A imagem mostra a lápide com os nomes dos quatro monarcas e os anos de nascimento e morte, e várias coroas de flores em homenagem aos quatro elementos da família real.

A fotografia foi divulgada pelo Palácio de Buckingham cinco após o funeral da Rainha Isabel II, realizado segunda-feira, um acontecimento acompanhado com solenidade e emoções por milhares de pessoas nas ruas de Londres e por milhões em todo o mundo.

As cerimónias fúnebres, na Abadia de Westminster, juntaram cerca de meia centena de chefes de Estado e de Governo, entre os quais o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

A urna de Isabel II foi depois transportada pelas ruas de Londres durante várias horas até ao Castelo de Windsor, onde decorreu uma última cerimónia pública e outra privada, reservada à família.

[notícia corrigida - Jorge VI e não Eduardo VI]

O dia do último adeus à Rainha Isabel II
O dia do último adeus à Rainha Isabel II
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Souto
    24 set, 2022 Alcoitao - Alcabideche - Portugal 22:19
    Queria apenas chamar a atenção para um lapso neste artigo que refere que o pai de Isabel II seria o rei Eduardor VI, quando, de facto, era o rei Jorge VI. Bom trabalho!

Destaques V+