Tempo
|
A+ / A-

ONU confirma: Rússia cometeu crimes de guerra na Ucrânia

23 set, 2022 - 12:05 • Redação com agências

Forças russas usaram armas explosivas de forma generalizada, bombardearam alvos civis indiscriminadamente, levaram a cabo execuções, torturas e violência sexual.

A+ / A-

A Comissão independente da ONU encontrou provas de crimes de guerra, execuções, tortura e violações por parte das forças russas desde a invasão à Ucrânia, a 24 de fevereiro. Até agora, as Nações Unidas falavam sempre "em suspeitas".

As conclusões foram apresentadas, esta sexta-feira, pelo juiz norueguês Erik Mose, presidente da comissão internacional de inquérito lançada em março pelo Conselho de Direitos Humanos (CDH).

Os investigadores deslocaram-se a Kiev, Cherniguiv, Kharkiv e Sumy, visitando no total 27 cidades e vilas e entrevistando mais de 150 pessoas.

“Com base nas provas recolhidas pela Comissão, concluiu que foram cometidos crimes de guerra na Ucrânia”, afirmou.

No discurso perante o Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Mose avançou que os russos usaram armas explosivas de forma generalizada, bombardearam alvos civis indiscriminadamente, levaram a cabo execuções, torturas e violência sexual.

“Ficámos impressionados com o grande número de execuções nas áreas que visitámos. Recebemos alegações credíveis de muitos outros casos que estamos a documentar”, acrescentou.

Segundo a descrição, há elementos comuns nestes crimes que “incluem a detenção prévia das vítimas, sinais visíveis de execução nos corpos, mãos atadas atrás das costas, tiros na cabeça e gargantas cortadas.”

Nos casos de tortura, os investigadores descobriram situações de espancamentos, choques elétricos, nudez forçada e detenção em prisões. Há também relatos de crimes sexuais contra mulheres e crianças por parte dos militares russos, com os familiares das vítimas a serem forçados a assistir.

Nas situações investigadas pela comissão, a idade das vítimas de violência sexual variou entre quatro e os 82 anos.

O responsável revelou também que a comissão tinha analisado dois casos de maus-tratos infligidos a soldados russos pelas forças ucranianas.

“Embora poucos, estes casos também foram objeto da nossa atenção”, afirmou Erik Mose.

Ao que tudo indica, as forças russas deportaram à força até 1,6 milhões de ucranianos, revelou ainda a embaixadora norte-americana para o Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+