Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve na CP. Suprimidos 147 dos 253 comboios previstos até às 8 horas

01 mar, 2023 - 09:30 • Olímpia Mairos

A paralisação dos trabalhadores termina na quinta-feira, mas já há um pré-aviso de greve do Sindicato dos Maquinistas para o período entre 10 e 17 de março.

A+ / A-

A greve na CP levou, esta quarta-feira até às 8 horas, à supressão de 147 comboios de 253 programados, em mais um dia de greve de vários sindicatos da CP e da Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo dados da transportadora, no período entre as 00h00 e as 8h00, foram efetuadas 106 ligações, o que representa um nível de supressão de 58.1%.

No serviço de longo curso, foram suprimidos 7 comboios de 12 estimados e no regional não se realizaram 39 composições de 72 previstas. Nos urbanos de Lisboa, foram suprimidos 76 comboios e no Porto 25.

Os trabalhadores da CP deram início na segunda-feira a mais greves, com a transportadora a alertar para “fortes perturbações” até quinta-feira, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).

A paralisação deverá manter-se até às 23h59 de quinta-feira, 2 de março. Convocada por vários sindicatos - SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE e SNTSF -, a greve contesta o "impasse" nas negociações salariais com as administrações da IP e da CP.

Entretanto, a CP diz já ter recebido novo pré-aviso de greve do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) para o período entre 10 e 17 de março. A empresa prevê que haja "fortes impactos no dia 10 de março e ligeiras perturbações nos restantes dias" se a greve for mesmo para a frente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+