Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Empresa do comboio com químicos que descarrilou no Ohio promete pagar milhões

07 mar, 2023 - 09:39 • Lusa

O governador da Pensilvânia diz que a companhia Norfolk Southern se comprometeu em indemnizar bombeiros, empresários, agências estatais e população local em mais de seis milhões de euros.

A+ / A-

A companhia ferroviária que operava o comboio com produtos químicos tóxicos e que sofreu um descarrilamento em fevereiro, no Estado do Ohio (EUA), comprometeu-se a pagar vários milhões de dólares para cobrir os custos da recuperação, divulgou esta terça-feira o governador da Pensilvânia.

O gabinete de Josh Shapiro revelou que o governador da Pensilvânia encontrou-se com o CEO da Norfolk Southern, Alan Shaw, na quinta-feira, referindo que a empresa garantiu um compromisso inicial de ajuda financeira, noticiou a agência Associated Press (AP).

O acidente aconteceu a 3 de fevereiro, na localidade East Palestine, no Ohio. Não causou vítimas diretas, mas provocou um incêndio com uma coluna de fumo negro de grandes proporções.

O comboio que descarrilou transportava cloreto de vinilo, um produto químico usado no fabrico de plástico e que é considerado cancerígeno e altamente inflamável.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA determinou que a Norfolk Southern cobrisse os custos de limpeza do descarrilamento, que derrubou 38 carruagens.

O incêndio que ocorreu após o acidente levou à evacuação de metade de East Palestine e da área circundante, perto da fronteira com o Estado da Pensilvânia.

Josh Shapiro acrescentou que a Norfolk Southern pagará cinco milhões de dólares (cerca de 4,68 milhões de euros), para reembolsar os bombeiros por equipamentos que foram contaminados ou danificados na resposta, e 1 milhão de dólares (cerca de 940 mil euros) aos condados de Beaver e Lawrence, para ajudar empresários e residentes cujos meios de subsistência foram afetados.

Quase mais 1,4 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros) serão entregues a agências estatais que responderam ao incidente, inclusive para a criação de uma clínica de saúde para residentes, sublinhou ainda Shapiro.

O gabinete do governador da Pensilvânia assegurou ainda que irá pressionar a Norfolk Southern para cobrir quaisquer custos adicionais que se acumulem.

As autoridades federais e estatais disseram repetidamente que é seguro para os residentes evacuados regressarem à região e que os testes do ar na cidade e em centenas de casas não detetaram nenhum nível preocupante de contaminantes.

No entanto, alguns moradores dizem que ainda sofrem de doenças quase um mês depois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+